Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula foi internado para retirada de lesão na laringe

Diagnóstico foi feito em exames de rotina no começo do mês; presidente eleito já teve alta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado no domingo (20) no hospital Sírio-Libanês para a retirada de uma lesão na garganta.

O procedimento foi bem-sucedido, e ele já teve alta.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, o petista se submeteu a uma "laringoscopia para a retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda".

O procedimento, segundo o Sírio-Libanês, "mostrou ausência de neoplasia". Lula deverá poupar a voz e evitar fazer discursos por uma semana.

O presidente eleito foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura, Artur Katz, Rubens Brito e Luiz Paulo Kowalski.

Lula olha para a câmera, de paletó escuro, camisa branc e gravata vermelho escuro
O presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva, em encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa - Rodrigo Antunes/Reuters

Em publicação no Twitter, Lula disse que já está em casa e bem.

Exames de rotina realizados pelo petista no sábado (12) apontaram inflamação das cordas vocais e leucoplasia na laringe, que é caracterizada por manchas brancas. Eles também mostraram "completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que a leucoplasia não é uma "emergência médica", mas requer acompanhamento médico, uma vez que pode evoluir para um câncer. As probabilidades de isso ocorrer, no entanto, são de cerca de 10%.

O boletim médico divulgado pelo hospital no dia 12 dizia que "foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

"O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", completava o boletim.

Como a Folha mostrou em agosto, a rouquidão apresentada por Lula em atividades de campanha chegou a se tornar preocupação entre aliados. Segundo eles justificaram naquele momento, o excesso de rouquidão da voz tinha a ver com os próprios eventos e com um refluxo gástrico adquirido pelo petista. O presidente eleito faz exercícios com fonoaudiólogo.

Desde que foi diagnosticado com câncer, Lula faz exames de rotina e divulga os resultados para dar transparência a seu estado de saúde.

Leia, abaixo, a íntegra do boletim médico divulgado nesta segunda (21):

BOLETIM MÉDICO
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
21/11/2022 - 8H

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.