Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula tem que colocar petista na Fazenda para não virar 'rainha da Inglaterra', dizem líderes do partido

Aliados apostam na indicação de Fernando Haddad ou Alexandre Padilha para o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) precisa indicar um político do PT para o Ministério da Fazenda para não virar uma espécie de "rainha da Inglaterra", cercada de toda a pompa, mas sem poder algum sobre a condução do país. A constatação é de lideranças do partido –que apostam todas as fichas na indicação de Fernando Haddad ou Alexandre Padilha para o cargo.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva marcou para esta semana as primeiras conversas com candidatos à presidência da Petrobras - Rodrigo Antunes - 18.nov.2022/Reuters

REI

Com a Fazenda reservada a uma pessoa diretamente ligada a ele, Lula poderia comandar ao menos uma das pernas centrais da política econômica –a fiscal.

REI 2

Já a política monetária está nas mãos do bolsonarista Roberto Campos Neto, que preside o Banco Central e tem mandato de mais dois anos.

LIMITE

No orçamento, o poder do Palácio do Planalto será limitado caso prevaleça a ideia de que ele siga sendo secreto, e nas mãos de um Arthur Lira (PP-AL) empoderado na reeleição da Presidência da Câmara dos Deputados.

CRISE

Na visão das lideranças do PT, Lula precisa estabelecer uma política que melhore a vida dos eleitores de baixa renda, sob pena de sua popularidade despencar logo no primeiro ano, gerando já uma crise política no começo de seu mandato.


MÃOS DADAS

A ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a empresária Luiza Helena Trajano se reuniram na Sala São Paulo, na capital paulista, na noite de segunda-feira (21) para prestigiar a cerimônia de entrega do 20° Troféu Raça Negra. Juntas, elas foram homenageadas pelo prêmio que celebra personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra. A escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Camões, também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.