Parte significativa dos brasileiros é favorável à ocupação dos ministérios do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por mulheres e pessoas negras, mostra uma pesquisa encomendada pelo programa + Representatividade, do Instituto Update.
DEMANDA
Ao todo, 41% dos que responderam à sondagem dizem concordar ou concordar muito com a afirmação de que o petista deve nomear mulheres para metade das pastas disponíveis, mesmo que não sejam conhecidas ou da política.
DEMANDA 2
E 39% dizem concordar ou concordar muito que o presidente eleito nomeie pessoas negras para ocupar metade dos ministérios, mesmo que não sejam conhecidas ou tenham passagem pela política. O levantamento foi conduzido pela empresa de opinião pública Netquest, que ouviu 2.526 pessoas entre 22 de novembro e 5 de dezembro.
PROMESSA
Na semana passada, ao tornar públicos os nomes de seus primeiros ministros, Lula disse em entrevista coletiva que haverá mais mulheres e negros em seus próximos anúncios.
FOTOGRAFIA
A declaração foi dada como uma justificativa para o fato de que os primeiros ministros são todos homens. "Vai ter outros ministérios. E vocês vão ver que a gente vai colocar muita gente pra participar. Vai ter mulher, homem, negros, índios, vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira, em sua total plenitude. Não se preocupem com isso", disse o petista.
FALA QUE EU TE ESCUTO
A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou de um evento promovido pelo RenovaBR e pelo Insper voltado a parlamentares eleitos que reuniu empresários e lideranças políticas na Vila Olímpia, em São Paulo, na quinta-feira (8). O ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) e o apresentador Luciano Huck estiveram lá.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.