Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cerca de 40% dos brasileiros dizem querer mulheres e negros em metade dos ministérios de Lula

Pesquisa do Instituto Update entrevistou 2.526 pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parte significativa dos brasileiros é favorável à ocupação dos ministérios do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por mulheres e pessoas negras, mostra uma pesquisa encomendada pelo programa + Representatividade, do Instituto Update.

0
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no CCBB, sede do gabinete de transição, em Brasília - Pedro Ladeira - 2.dez.2022/Folhapress

DEMANDA

Ao todo, 41% dos que responderam à sondagem dizem concordar ou concordar muito com a afirmação de que o petista deve nomear mulheres para metade das pastas disponíveis, mesmo que não sejam conhecidas ou da política.

DEMANDA 2

E 39% dizem concordar ou concordar muito que o presidente eleito nomeie pessoas negras para ocupar metade dos ministérios, mesmo que não sejam conhecidas ou tenham passagem pela política. O levantamento foi conduzido pela empresa de opinião pública Netquest, que ouviu 2.526 pessoas entre 22 de novembro e 5 de dezembro.

PROMESSA

Na semana passada, ao tornar públicos os nomes de seus primeiros ministros, Lula disse em entrevista coletiva que haverá mais mulheres e negros em seus próximos anúncios.

FOTOGRAFIA

A declaração foi dada como uma justificativa para o fato de que os primeiros ministros são todos homens. "Vai ter outros ministérios. E vocês vão ver que a gente vai colocar muita gente pra participar. Vai ter mulher, homem, negros, índios, vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira, em sua total plenitude. Não se preocupem com isso", disse o petista.


FALA QUE EU TE ESCUTO

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou de um evento promovido pelo RenovaBR e pelo Insper voltado a parlamentares eleitos que reuniu empresários e lideranças políticas na Vila Olímpia, em São Paulo, na quinta-feira (8). O ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) e o apresentador Luciano Huck estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.