Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Toffoli pede 'perdão' a Lula por vetar ida ao velório do irmão quando ele estava preso

Presidente eleito revelou a diversos interlocutores que guardava mágoa do episódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu "perdão" ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não ter autorizado o petista a comparecer ao velório de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, quando estava preso em Curitiba.

Genival Inácio da Silva, o Vavá, em foto com o irmão Lula - Ricardo Stuckert/Divulgação

TE PEÇO PERDÃO

Vavá morreu em janeiro de 2019, vítima de câncer. A defesa de Lula pediu autorização à Justiça para que o petista se reunisse com familiares para a despedida, em São Bernardo do Campo. Juízes de instâncias inferiores negaram. A Polícia Federal se manifestou contra. O caso foi parar no STF.

PERDÃO 2

Toffoli então concedeu o direito de Lula se encontrar com a família em uma unidade militar em São Paulo, com a possibilidade de o corpo de Vavá ser levado até ele.

PERDÃO 3

Lula recusou. E nunca se esqueceu do episódio, do qual, segundo já manifestou a diversos interlocutores, guarda profunda mágoa. Desde que passou a frequentar cerimônias oficiais como presidente eleito, o petista inclusive evitava uma maior aproximação com Toffoli.

PERDÃO 4

Na cerimônia de diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na semana passada, no entanto, o ministro do Supremo se aproximou do futuro presidente. E pediu desculpas a ele.

PERDÃO 5

"O senhor tinha direito de ir ao velório", disse Toffoli. "Me sinto mal com aquela decisão, e queria dormir nesta noite com o seu perdão".

PERDÃO 6

Lula bateu na mão de Toffoli e disse para ele ficar tranquilo que depois os dois poderiam conversar de maneira reservada.

ARTE

O músico e pesquisador Tiganá Santana recebeu convidados, na semana passada, no coquetel de abertura da sua performance "Perder a Imagem", no Itaú Cultural, em São Paulo. A escritora Ana Maria Gonçalves e a cantora Virgínia Rodrigues passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.