Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu ataque à democracia

Governo de SP diz que já desmobilizou todos os acampamentos golpistas após decisão de Moraes

Interior paulista concentrava a maior parte deles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Governo de São Paulo diz que já desmobilizou, até o fim da tarde desta segunda (9), todos os 34 acampamentos golpistas no estado. A informação foi confirmada à coluna pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A maioria (28) dos acampamentos estava localizada no interior paulista. Na região da Grande São Paulo, havia cinco deles.

Desmonte de acampamento de golpistas bolsonaristas em frente ao Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera - Adriano Vizoni/ Folhapress

Segundo a pasta, o acampamento de bolsonaristas em frente ao Comando Militar do Sudeste do Exército, no Ibirapuera, na capital paulista, foi desmontado pela Polícia Militar.

A desmobilização ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar a desocupação de todos os acampamentos nas imediações de quartéis pelo país.

Em entrevista coletiva nesta segunda, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL) disse que a PM usaria diálogo para desmobilização. O estado tinha 24h para cumprir a decisão.

"É a certeza de que esse é o caminho. A gente vai cumprir a decisão judicial, mas a maneira como ela será cumprida vai ser o diferencial aqui em São Paulo. É uma orientação do governador [Tarcísio de Freitas] para que isso seja feito de maneira pacífica, e entendo que assim será", afirmou o secretário.

Após o ataque golpista realizado por bolsonaristas no domingo (8), em Brasília, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que as "manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência".

"Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em São Paulo", disse ele em rede social.


PALCO

A atriz Ana Beatriz Nogueira recebeu convidados na estreia da peça "Um Dia a Menos", no teatro Renaissance, em São Paulo, na noite de sábado (7). O ator e diretor Elias Andreato e o ator Nilton Bicudo prestigiaram o evento. A atriz Bárbara Bruno e sua filha, a também atriz Vanessa Goulartt, passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.