Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu ifood

Motoboys suspendem paralisação após governo Lula dizer que regulação de apps é prioridade

Negociação contou com a presença do secretário de Economia Solidária, Gilberto Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Motoboys autônomos decidiram suspender nesta terça-feira (17) uma paralisação dos serviços de entrega por aplicativos prevista para a próxima semana. A medida foi tomada após um encontro realizado entre lideranças do movimento e o secretário de Economia Solidária, Gilberto Carvalho.

Motoboys na rua da Consolação, na capital paulista, durante o Breque dos Apps, em 2020 - Karime Xavier - 1º.jul.2020/Folhapress

Em fala feita aos entregadores, Carvalho afirmou que o atendimento às demandas da categoria, que inclui uma regulamentação do trabalho por aplicativo, é considerado prioritário pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As pautas discutidas durante o encontro serão levadas ao petista na quarta-feira (18).

A tratativa, realizada em São Paulo, reuniu cerca de 15 pessoas. Uma das propostas confirmadas foi a criação de um grupo de trabalho dedicado à questão da regulamentação do trabalho por aplicativo, que passou a ser cogitado após o anúncio da paralisação.

"A gente vai suspender a manifestação porque conseguiu diálogo com o governo. Ele [o secretário Gilberto Carvalho] prometeu que vai fazer um grupo de trabalho, com a gente envolvido, e pediu um plano bem montado para apresentar para o presidente Lula", afirma Jr. Freitas, dirigente da Aliança dos Entregadores de Aplicativos e líder do articulação em São Paulo.

Freitas se diz otimista com a possibilidade de reivindicar direitos para a categoria por meio da lei e do Ministério do Trabalho. "Os aplicativos já estão há quase dez anos no mercado e nunca conseguiram resolver todos os problemas. Pelo governo, a gente tem uma sustentação mais concreta", afirma o entregador autônomo.

"Continuamos abertos ao diálogo, seja com qual aplicativo for, mas agora temos essa porta aberta", diz ainda.

Uma nova reunião deve ser realizada com os motoboys dentro de 30 dias —e com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, de acordo com promessa feita aos presentes nesta terça-feira.

O movimento reivindica melhores condições de trabalho, reajuste da taxa de entrega, o fim de entregas duplas e triplas dentro de um mesmo trajeto e a criação de um fundo social para a proteção de trabalhadores, entre outros pontos.

A paralisação, que estava marcada para o dia 25 deste mês, ocorreria em centros comerciais do país, pontos de coleta e em frente a escritórios do Ifood, um dos principais aplicativos de entregas do mercado.


DEIXA A VIDA ME LEVAR

O cantor Zeca Pagodinho recebeu o apresentador Serginho Groisman na inauguração da nova unidade do Bar do Zeca Pagodinho, na Neo Química Arena, em Itaquera, na cidade de São Paulo. O evento, realizado na noite de segunda (16), teve como atrações os cantores Salgadinho, Mumuzinho e Xande de Pilares. O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.