Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Discursos de Lula e Rosa Weber mostraram 'insanidade' da 'escumalha', diz Celso de Mello

Ex-decano do STF diz que cerimônia de abertura do ano Judiciário atestou 'a repulsa' ao bolsonarismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-decano do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello afirma que a cerimônia de abertura do ano Judiciário na Corte nesta quarta-feira (1º) atestou "a repulsa ao intuito golpista de setores radicais, de extrema direita e do bolsonarismo".

O ex-ministro do STF Celso de Mello, durante sessão da corte, em 2019 - Carlos Moura/SCO/STF

Em mensagem enviada à coluna e a outros interlocutores, Celso de Mello diz que os discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra Rosa Weber, presidente do STF, foram "primorosos" e revelaram a "insanidade" da "escumalha", em referência aos manifestantes golpistas que invadiram Brasília em 8 de janeiro.

Na cerimônia, o presidente Lula disse que a escalada golpista no país, que culminou com os ataques à sede dos três Poderes, é resultado da descrença na política. O petista também elogiou os ministros da corte, falou em decisões corajosas e no restabelecimento da harmonia entre os Poderes, em uma referência velada ao seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

Weber também fez um discurso com recados aos golpistas, a quem chamou de "inimigos da liberdade", prometeu responsabilizar a todos e disse que a democracia "permanece inabalável".

Celso de Mello também chama os invasores de "escumalha descontrolada e cheia de raiva e fúria selvagem".

"Quanto aos criminosos invasores da sede dos Três Poderes, o elevado grau de insanidade institucional e de gritante aversão com que uma escumalha descontrolada e cheia de raiva e fúria selvagem manifestou, de modo violento e ilegítimo, sua vontade totalitária e o seu menosprezo indigno ao regime democrático e ao estatuto das liberdades constitucionais."

O ex-decano aponta ainda que o comportamento da "horda invasora constitui a expressão perversa do gravíssimo retrocesso institucional com que bolsonaristas radicais pretendiam perverter, deformar e suprimir a ideia ética e politicamente superior de democracia".

E diz: "Revelaram, ainda, na obra criminosa e destrutiva que perpetraram na praça dos Três Poderes [...] sua verdadeira face: a de delinquentes e de pessoas retrógradas e reacionárias, que só buscam o retrocesso institucional, que prestam, em gestos de indigna submissão, reverência vergonhosa a todos os tipos de fundamentalismo e de negacionismo, que cultivam, cegamente, um ódio irracional, além de profundo grau de intolerância, visando servir a um projeto sórdido de poder autoritário, visceralmente lesivo ao princípio dominante nas sociedades civilizadas: o princípio intocável da democracia".

"Essa foi a grave —e necessária— advertência que emanou dos discursos, notadamente daqueles da ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, e do presidente Lula, proferidos nessa histórica abertura do Ano Judiciário de 2023", finaliza Celso de Mello.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.