Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Conselho Federal da OAB receberá Lewandowski e professores da USP para lançamento de livro

Volume reúne artigos sobre direito, mídia e liberdade de expressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) receberá, na próxima quarta-feira (15), um evento de lançamento do livro "Direito, Mídia e Liberdade de Expressão: Custos da Democracia" (Quartier Latin).

Organizado pelos professores da Faculdade de Direito da USP Ricardo Lewandowski, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Heleno Torres e Pierpaolo Cruz Bottini, o volume traz uma coletânea de artigos de docentes que participaram de uma disciplina sobre o tema ministrada para alunos de pós-graduação em 2020.

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), durante inicio da sessão para votar o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula - Eduardo Anizelli - 04.Abr.2018/ Folhapress

Entre os temas discutidos no livro estão os fundamentos da democracia, limites da liberdade de expressão, o assédio judicial contra jornalistas, o direito ao esquecimento e o uso da já extinta lei de segurança nacional.

No texto de apresentação do livro, os três organizadores afirmam que o interesse na mídia pelo Judiciário fortalece a transparência, mas criticam o risco de distorções a partir de uma análise superficial sobre decisões.

"A opinião pública muitas vezes segue pautas emocionais ou imediatas, distintas do tempo e dos critérios do direito, e muitas vezes exige respostas simplistas ou a curto prazo que antagonizam com os preceitos legais ou as garantias constitucionais."

O evento de lançamento da obra ocorrerá na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, a partir das 18h.


RINDO À TOA

O ator, diretor, humorista e apresentador Fabio Porchat recebeu convidados na estreia do stand-up "Histórias do Porchat", realizada no Teatro das Artes, em São Paulo, na semana passada. A atriz Miá Mello e a empresária Yara Souza estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.