Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça suspende concursos da USP que não previram cotas para pretos, pardos e indígenas

Juíza afirma em decisão que respeito à lei é fundamental para 'superar o racismo estrutural e institucional'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu, liminarmente, inscrições abertas pela USP (Universidade de São Paulo) para vagas de procurador, analista administrativo e médico veterinário. De acordo com a decisão, a instituição não respeitou a legislação que prevê reserva de vagas ou pontuação diferenciada para candidatos pretos, pardos e indígenas em concursos públicos.

Praça do Relógio da USP, no campus da capital paulista - Adriano Vizoni - 26.mar.2021/Folhapress

A medida atende a uma ação apresentada pela Defensoria Pública paulista. Na decisão, a juíza Luiza Barros Rozas Verotti destaca que a reserva de vagas e a pontuação diferenciada estão previstas em lei federal e tiveram a sua constitucionalidade reconhecida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"A interpretação teleológica [da lei] se funda na necessidade de superar o racismo estrutural e institucional ainda existente na sociedade brasileira e garantir a igualdade material entre os cidadãos, por meio da distribuição mais equitativa de bens sociais e da promoção do reconhecimento da população afrodescendente", afirma a magistrada.

"A pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas, portanto, possui caráter vinculante e deve ser cumprida pela administração pública, sob pena de tornar o comando legal meramente simbólico", segue.

A ação foi proposta pelos defensores Vanessa Alves Vieira e Danilo Martins Ortega, que coordenam o Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da Defensoria Pública de São Paulo. Os concursos suspensos teriam suas provas realizadas entre os meses de abril e maio deste ano.

"O cumprimento da legislação referente à pontuação diferenciada é necessário para dar contorno concreto aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, dentre os quais a redução das desigualdades sociais e regionais", sustentaram os defensores na ação.


FLASH

O fotógrafo Bob Wolfenson recebeu convidados no lançamento da obra "O Livro Falado", que reúne fotos de toda a sua carreira. O evento ocorreu na segunda (6), em SP, no Museu da Imagem do Som (MIS), que organiza uma exposição de produções do artista. A vice-presidente e o presidente do Instituto Olga Kos, Olga e Wolf Kos, passaram por lá. O fotógrafo João Farkas e o designer Kiko Farkas estiveram presentes.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.