Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula irá à China com MST e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Governo pretende levar delegação robusta ao país para tentar contemplar da indústria aos sindicatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC irão se juntar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua viagem à China. Além deles, estão confirmadas entidades sindicais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Força Sindical.

Lula durante encontro com o MST em Londrina, no Paraná - Ricardo Chicarelli - 19.mar.2022/AFP

O movimento sem-terra será representado por João Pedro Stedile, dirigente e um dos fundadores do MST. Os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior, da Força Sindical, Miguel Torres, e da CUT, Sérgio Nobre, também estão confirmados.

A missão rumo ao país asiático é considerada estratégica para o Brasil. Por isso, afirmam integrantes do governo, a ideia é compor uma delegação robusta, que contemple do agronegócio à agricultura, e da indústria aos sindicatos.

Procurada pela coluna, a Secretaria de Comunicação Social do governo federal ainda não respondeu se o movimento social e as entidades sindicais irão arcar com os custos da viagem.

Lula embarca para a China na sexta-feira (24). Na próxima terça-feira (28), o presidente terá uma série de reuniões políticas bilaterais com os chineses. Na quarta-feira (29), haverá agenda com a participação dos cerca de 200 empresários que vão ao país. O presidente retornará ao Brasil na quinta (30).

Como mostrou a Folha, o governo pretende contrapor uma ampla agenda em Pequim à falta de resultados concretos da visita a Washington. O mandatário deve se encontrar com o líder chinês, Xi Jinping, e buscar negócios e parcerias para o Brasil.

A expectativa do país asiático também é alta. O jornal Global Times, ligado ao Partido Comunista Chinês, afirmou em texto da semana passada que a visita busca "intensificar os laços econômicos [entre os países] em meio à turbulência global".


DEDICATÓRIA

A jornalista, escritora e colunista da Folha Cristina Serra recebeu convidados no lançamento de seu livro "Nós, Sobreviventes do Ódio: Crônicas de Um País Devastado". O evento foi realizado na Livraria da Vila da Vila Madalena, na capital paulista, na segunda-feira (20). A cantora Eliete Negreiros e o geógrafo e secretário-executivo da Associação Mico-Leão-Dourado, Luis Paulo Ferraz, estiveram lá.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.