Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Márcio França diz que Lula está certo ao dar 'bronca' em ministros que anunciam 'genialidades'

Presidente chamou a atenção de auxiliares em reunião; chefe da pasta de Portos e Aeroportos havia anunciado programa de passagens aéreas por R$ 200

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) afirma que o presidente Lula (PT) está correto ao dar uma bronca em integrantes do primeiro escalão que anunciam o que chamou de "genialidades" antes de discutirem seus projetos com a Casa Civil e com ele próprio.

O ministro Márcio Franca durante entrevista à imprensa, em Brasília - Evaristo Sa - 22.dez.2022/AFP

CORREIO

Lula chamou a atenção de seus auxiliares na reunião ministerial de terça (14). O entendimento imediato foi o de que França era o destinatário da mensagem.

CORREIO 2

No fim de semana, ele anunciou um programa para fechar acordo com companhias aéreas e vender passagens por R$ 200 a aposentados, estudantes e servidores públicos.

ORELHA

Posteriormente, outros ministros entraram na lista dos que deveriam entender o recado, como o da Previdência, Carlos Lupi. Ele anunciou que o governo poderia rever a reforma das aposentadorias e pensões, e foi desautorizado pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil.

EU ENTENDO

França disse a interlocutores que ele entendia Lula, pois também não gostaria que seus auxiliares diretos anunciassem programas sem que ele soubesse direito do que se trata.

POR CIMA

O programa das passagens tinha sido exposto por ele em uma outra reunião ministerial, mas de forma superficial.

NO AR

A ideia de lançá-lo, no entanto, segue firme. O ministro já conversou com companhias aéreas como Azul e Gol e com entidades que representam o setor. "Elas [as empresas] estão formatando as ideias de como vão propor isso. Pelo menos duas toparam já, a Gol e a Azul, e tenho certeza também que a Latam vai topar", afirmou França, ao ser questionado.

NO AR 2

As empresas vendem hoje, de acordo com a pasta, cerca de 120 milhões de passagens por ano —mas para apenas 20 milhões de viajantes. A ideia é incorporar pelo menos mais 10 milhões de consumidores ao mercado aéreo.

DEDICATÓRIA

O economista e colunista da Folha Joel Pinheiro da Fonseca recebeu convidados para o lançamento de seu novo livro, "Deus Não É Mais Brasileiro", realizado na Drummond Livraria, em São Paulo, no domingo (12). A cantora e compositora Lia Levin e o advogado e apresentador Sergei Cobra Arbex estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.