Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Moro diz que não teme investigações e afirma que Tacla Duran é 'criminoso confesso'

Advogado entregou à Justiça fotos e gravações para reforçar suas acusações contra o ex-juiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) afirmou nesta segunda-feira (27) que não teme eventuais investigações oriundas de fotos e gravações entregues à Justiça pelo advogado Rodrigo Tacla Duran, a quem chama de "criminoso confesso".

De acordo com o ex-funcionário da Odebrecht, o material reforçaria suas acusações contra o ex-juiz da Operação Lava Jato. Após ouvir o depoimento do advogado, o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou que Tacla Duran seja incluído em um programa de proteção a testemunhas.

O senador Sergio Moro em seu gabinete, no Senado, em Brasília - Pedro Ladeira - 28.fev.2023/Folhapress

"Trata-se de uma pessoa que, após inicialmente negar, confessou depois lavar profissionalmente dinheiro para a Odebrecht e teve a prisão preventiva decretada na Lava Jato. Desde 2017 faz acusações falsas, sem qualquer prova, salvo as que ele mesmo fabricou", afirma Sergio Moro, em nota.

"Tenta, desde 2020, fazer delação premiada junto à Procuradoria-Geral da República, sem sucesso", diz ainda. "O senador não teme qualquer investigação, mas lamenta o uso político de calúnias feitas por criminoso confesso e destituído de credibilidade", finaliza o parlamentar.

Procuradores pediram que os documentos entregues fossem preservados sob sigilo nível quatro, um dos mais restritivos. O magistrado Eduardo Appio, no entanto, divergiu e não decretou sigilo.

Tacla Duran afirma ter provas de que pagou US$ 613 mil a advogados ligados à advogada e hoje deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP), mulher do hoje senador Sergio Moro.

As acusações de Tacla Duran foram reveladas pela coluna em 2017. Na época, ele afirmou, no rascunho de um livro, que o advogado Carlos Zucolotto Junior, sócio de Rosângela e amigo próximo de Moro, prometeu a ele facilidades na Operação Lava Jato em troca de dinheiro.

Tacla Duran trabalhou de 2011 a 2016 para a Odebrecht e tem sido apontado pelo Ministério Público Federal como o operador financeiro de esquemas da empresa. Desde então, ele vem fazendo uma série de acusações.

Segundo Tacla Duran, as conversas entre ele e Zucolotto envolveriam abrandamento de pena e diminuição da multa que deveria ser paga em um acordo de delação premiada.

O dinheiro do caixa dois, ainda segundo Duran, serviria para Zucolotto "cuidar" das pessoas que o ajudariam na negociação, que seria feita com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Embora não fosse acusado de nada, nem citado na denúncia, Sergio Moro tomou a frente da defesa de Zucolotto e reagiu de forma enfática.

Por meio de nota, também publicada na Folha, o então juiz afirmou: "O advogado Carlos Zucolotto Jr. é meu amigo pessoal e lamento que o seu nome seja utilizado por um acusado foragido e em uma matéria jornalística irresponsável para denegrir-me".

Na época, a força-tarefa de Curitiba também divulgou uma nota com onze parágrafos em que dizia "repudiar" as acusações de Tacla Duran contra o amigo de Moro.

No dia 16 deste mês, o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, decidiu revogar a prisão preventiva do advogado Rodrigo Tacla Duran.

A determinação se deu na esteira de uma decisão proferida nesta semana pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, que suspendeu cinco processos da Operação Lava Jato que usaram provas apresentadas por delatores da Odebrecht.

As provas já haviam sido declaradas inválidas pela Segunda Turma do Supremo em 2021, em ação apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao julgar o caso de Tacla Duran, o juiz Eduardo Appio citou a decisão da corte superior e afirmou que a prisão preventiva é uma medida excepcional dentro do ordenamento jurídico brasileiro.

"A presunção constitucional é de inocência e não o inverso", pontuou o magistrado. "O cidadão Tacla Duran, como qualquer outra pessoa, merece e tem o direito constitucional de receber do Estado brasileiro uma jurisdição serena, apolítica e republicana", seguiu.


PALCO

A cantora Marina Sena passou pelo espaço VIP do Lollapalooza Brasil 2023, realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no último fim de semana. O rapper Rincon Sapiência e a cantora, escritora e ativista Preta Ferreira também prestigiaram o festival.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.