Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

MPF abre procedimento para investigar Bolsonaro por peculato

Órgão analisa situação de armas trazidas pelo então presidente de uma viagem feita ao Oriente Médio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por peculato no caso das armas trazidas por ele de uma viagem feita ao Oriente Médio em 2019, a partir de uma representação feita pela deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP). O enquadramento foi indicado nesta semana.

O então presidente Jair Bolsonaro e a então primeira-dama Michelle Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Evaristo Sa - 4.ago.2022/AFP

NA MIRA

O delito ocorre quando um funcionário público, em razão do cargo que ocupa, desvia bens públicos em benefício próprio ou de terceiros.

ESCOLHIDO

Nesta semana, o caso foi designado ao procurador da República Caio Vaez Dias, do Distrito Federal. Ele integra o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF no DF. No início deste ano, Vaez Dias participou de diligências após golpistas serem presos pelos ataques ocorridos em Brasília em 8 de janeiro.

DE VOLTA

Na quarta-feira (15), o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o ex-presidente entregue, em até cinco dias, as joias que recebeu de presente da Arábia Saudita e as armas que trouxe em 2019 ao voltar de uma viagem ao Oriente Médio. A medida foi tomada por unanimidade pelos seis ministros da corte de contas que votaram na sessão.

PEQUENO COMITÊ

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes participaram de um jantar realizado pelo grupo Esfera Brasil em homenagem ao ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Jhonatan de Jesus, que tomou posse nesta semana. O evento ocorreu em Brasília, na noite de terça-feira (14).

O empresário João Camargo, presidente do conselho do Esfera, o ministro do STF Dias Toffoli, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão e os advogados Pierpaolo Cruz Bottini e Eduardo Chad estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, o Ministério Público Federal abriu um procedimento para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por peculato por causa das armas trazidas por ele do Oriente Médio em 2019, não pelas joias recebidas da Arábia Saudita em 2021. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-ministro Bento Albuquerque e o ex-secretário da Receita Julio Gomes não são citados na apuração. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.