Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Pelé diz em testamento que pode ter mais uma filha herdeira

Ele respondia a ação de paternidade antes de morrer e deixou escrito que, em caso de DNA positivo, criança deve receber parte de seus bens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-jogador Pelé deixou consignado em seu testamento que pode ter uma outra herdeira além de sua viúva, Márcia Aoki, de seis filhos e de dois netos.

CORREIO 

Em setembro de 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo despachou uma carta precatória de intimação para que ele fosse submetido a um teste de paternidade.

Pelé em Leipzig, na Alemanha, na véspera do sorteio final da Copa do Mundo de 2006 - Franck Fife - 8.dez.2005/AFP

CORREIO 2 

A ação é movida por Maria do Socorro Azevedo, que é representada pela Defensoria Pública. O processo corre sob segredo de Justiça em Itaquera (SP).

CORREIO 3 

Os advogados do rei decidiram não recorrer da intimação e afirmaram que o teste de DNA é natural em uma ação de paternidade. Pelé, no entanto, não chegou a fazer o teste. Ele morreu em dezembro do ano passado, vítima de um câncer.

CORREIO 4 

Os filhos do rei foram aconselhados a se submeter ao teste para confirmar, ou não, a paternidade. Resistir a isso apenas protelaria a solução do inventário.

BALANÇA 

O ex-craque deixou uma fortuna ainda não especificada pela Justiça, mas já estimada em US$ 15 milhões. Além de uma casa no Guarujá (SP), ele tinha investimentos em imóveis comerciais e detinha parte dos direitos sobre a marca "Pelé".

ASSINATURA 

Nesta semana, a viúva dele, Márcia Aoki, contratou o escritório PLKC Advogados para representá-la no inventário do rei. Márcia e o craque se casaram em 2016. O ex-jogador já tinha 75 anos.

ASSINATURA 2 

Como a lei obriga todas as pessoas que têm mais de 70 anos a se casarem no regime de separação obrigatória de bens, Márcia não teria direito à herança depois da morte do marido.

ASSINATURA 3 

Pelé, no entanto, deixou um testamento, assinado em 2020, destinando 30% de todos os seus bens a ela —e especificou justamente a casa dele no Guarujá como bem que deve ficar com Márcia.

NA MEDIDA 

O patrimônio do craque deve ser ainda dividido entre seis filhos e os dois netos de sua filha Sandra, que morreu de câncer em 2006. Desta forma, a viúva será a principal herdeira. Cada um dos demais deverá ficar com cerca de 10% do total dos bens.

POR AMOR 

"Pelé, sabendo que a Márcia não seria sua herdeira, fez questão de protegê-la. O testamento que deixou foi uma declaração de amor a ela", diz o advogado Luiz Kignel, do PLKC Advogados.

POR AMOR 2 

Ele afirma ainda que "não há divergência entre os herdeiros", e que tanto a viúva quanto filhos e netos "buscam uma composição amigável para preservar a memória de Pelé".

PEDIDO

Filhos do rei do futebol pedem à Justiça que o processo em que discutem a partilha dos bens do pai, na 2ª Vara de Família e Sucessões do Foro de Santos, seja colocado sob sigilo. Eles alegam que não são pessoas públicas e que não podem ter a intimidade violada pela publicação de reportagens.

PEDIDO 2

Um primeiro pedido neste sentido, no entanto, já foi negado pela juíza Suzana Pereira da Silva. Ela alegou que o inventário é de interesse também de outros eventuais herdeiros e de credores. O ex-goleiro Edinho, filho de Pelé, pediu para ser o inventariante, mas seu pedido também foi rejeitado. A Justiça deu prazo de 15 dias para que a viúva se manifeste sobre a possibilidade de ser ela a inventariante. Márcia ainda não decidiu se assumirá a tarefa.


PLAY

A rapper paulista Bivolt - Fernanda Pompermayer/Divulgação

A rapper Bivolt lançará nesta sexta-feira (3) seu novo single, "Tira uma Foto", pelo selo Som Livre. Feita em parceria com o produtor musical Nave Beatz, a faixa trará versos sobre o luxo e a vida de artista. Ainda nesta sexta, será disponibilizado ao público, por meio do YouTube, um videoclipe gravado com a cantora na noite paulistana. Para divulgar o seu novo trabalho, Bivolt realizou um ensaio fotográfico com styling assinado por Gisah Estela e direção criativa de Drica Lara.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.