Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu transporte público

Mais de 15 mil assinam petição por nome de Paulo Freire em estação de metrô

Governo de SP decidiu rebatizar o espaço com o nome do bandeirante Fernão Dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um abaixo-assinado que pede que o Governo de São Paulo mantenha o nome do educador Paulo Freire em uma futura estação da linha 2-verde do Metrô, na capital paulista, já reúne mais de 15 mil signatários. Como revelou a coluna nesta semana, a empresa decidiu batizá-la de Fernão Dias, bandeirante que teve uma trajetória atrelada à exploração de indígenas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante cerimônia de posse da Secretaria da Saúde, na capital paulista - Ciete Silvério - 9.jan.2023/Governo do Estado de SP

NÃO

O abaixo-assinado é articulado pela vereadora paulistana Luana Alves (PSOL). "A população de São Paulo não aceitará que se retire o nome de um dos educadores mais famosos do mundo, patrono da educação brasileira, defensor da educação popular e que dá nome à avenida onde a estação se localiza, pelo nome de uma pessoa que carrega a nefasta imagem de ser um escravizador e assassino de seres humanos", diz seu texto.


PEQUENO COMITÊ

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes participaram de um jantar realizado pelo grupo Esfera Brasil em homenagem ao ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Jhonatan de Jesus, que tomou posse nesta semana. O evento ocorreu em Brasília, na noite de terça-feira (14).

O empresário João Camargo, presidente do conselho do Esfera, o ministro do STF Dias Toffoli, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão e os advogados Pierpaolo Cruz Bottini e Eduardo Chad estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.