Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TCU autoriza auditores a fazerem devassa em contratos militares secretos nos EUA

Relatório diz que cerca de R$ 20 bilhões foram empenhados nos últimos anos, a maior parte sob Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TCU (Tribunal de Contas da União) autorizou a ida de auditores da corte a Washington, nos Estados Unidos, para fazer uma devassa em compras feitas pelos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica no país estrangeiro entre 2018 e 2022. A maior parte foi realizada no governo de Jair Bolsonaro (PL).

O então presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia em comemoração ao Dia do Soldado, no QG do Exército em Brasília - Pedro Ladeira - 23.ago.2019/Folhapress

LUPA

No total, cerca de R$ 20 bilhões foram empenhados e pagos pelos militares no período em vários países. De acordo com um relatório feito por técnicos do TCU, parte expressiva do gasto se concentrava no país americano, alvo da auditoria. Lá estão três das cinco comissões das Forças Armadas no exterior. Outras duas ficam na Europa.

BARRADO

A última auditoria realizada pelo TCU nas instalações militares brasileiras nos EUA ocorreu em 1997. Segundo um despacho assinado pelo ministro-substituto Weder de Oliveira, a apuração in loco volta a ser necessária diante da quantidade de transações detectadas e da recusa dos fardados em conceder acesso integral ao sistema de compras.

BARRADO 2

Embora os auditores da corte de contas tenham apontado o caráter público dos dados solicitados e afirmado que o escopo do trabalho não questionaria compras estratégicas de defesa, os comandos em Washington teriam justificado o veto apontando a existência de informações sigilosas.

DE OLHO

Em campo, a equipe do TCU deve fazer uma inspeção física, realizar entrevistas e verificar, a partir da análise de documentos, se as transações realizadas estão devidamente registradas e se atendem a normas legais, entre outros procedimentos. A viagem foi autorizada pelo presidente da corte de contas, Bruno Dantas.

TELONA

A atriz Mari Oliveira recebeu convidados na pré-estreia do filme "Medusa", protagonizado por ela, no
Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, na segunda (13). A diretora do longa, Anita Rocha da Silveira, e a atriz Bruna Linzmeyer, que também está no elenco, compareceram à sessão. A atriz Maeve Jinkings
passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.