Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Quilombos do Brasil

Brasil apresentará pedido de desculpas inédito a quilombolas da Base de Alcântara

Julgado na Corte Interamericana de Direitos Humanos neste mês, país reconhecerá violações pela primeira vez na história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil vai pedir desculpas aos quilombolas que foram afetados pela instalação do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), na região metropolitana de São Luís, na época da ditadura militar.

Estrutura do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, onde situa-se a plataforma de lançamento de foguetes, do Programa Espacial Brasileiro - Pedro Ladeira/Folhapress

Será um reconhecimento inédito do Estado brasileiro a respeito de violações aos direitos das comunidades remanescentes da área, que desde os anos 1980 lutam pelo reconhecimento das violações e a sua reparação.

O caso foi parar na Corte Interamericana dos Direitos Humanos, que nesta semana realiza um julgamento no Chile para decidir se o Brasil deve ser condenado. É a primeira vez na história que o país é julgado pela suspeita de violar direitos de quilombolas.

O pedido de perdão deve ocorrer na quinta (27), quando o país será ouvido no processo. O advogado-geral da União, Jorge Messias, está em Santiago, no Chile, acompanhando as audiências como representante do estado brasileiro.

O governo criou também nesta semana um Grupo de Trabalho (GT) interministerial para estudar soluções que garantam a titulação do território quilombola, a indenização dos atingidos pela base e as consultas prévias à comunidade em futuros acordos sobre o caso.

Na ditadura militar, 312 famílias foram removidas da área, que foi desapropriada para a construção da base de lançamento de foguetes. A acusação é de que não houve a devida consulta aos quilombolas para desapropriação das áreas, falta de emissão de títulos de propriedade, com danos contínuos devido ao impacto histórico e cultural pela retirada da etnia de seu local de origem.


PLIM-PLIM

O ator Cauã Reymond prestigiou o evento de lançamento da próxima novela das 21h da Globo, "Terra e Paixão", realizado em uma casa de eventos no Jockey Club, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (24). Ele é um dos protagonistas da trama, que estreia no próximo dia 8 e é escrita por Walcyr Carrasco. As atrizes Suyane Moreira e Gloria Pires, que também estarão no folhetim, passaram por lá

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.