Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Janja fez governo apanhar mais ao defender 'taxação' da Shopee, dizem pesquisas

Levantamentos chegaram ao conhecimento de ministros de Lula; situação melhorou depois de ataques generalizados à medida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Lula teve acesso a pesquisas e monitoramentos que mostraram que a ampla maioria dos comentários sobre o fim da isenção de impostos no envio de encomendas de até US$ 50 (R$ 250) do exterior foi negativa.

TERMÔMETRO

A medida atinge diretamente consumidores de plataformas como Shopee, Shein e Aliexpress, que passarão a pagar 60% de imposto de importação sobre todo e qualquer produto que chegue de fora do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso na reunião ministerial que celebrou os primeiros cem dias de governo, no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso na reunião ministerial que celebrou os primeiros cem dias de governo, no Palácio do Planalto - Ueslei Marcelino - 10.abr.23/Reuters

FEBRE

De acordo com três integrantes do governo ouvidos pela coluna, os levantamentos mostraram que cerca de 60% das pessoas criticaram a iniciativa logo depois do anúncio, contra cerca de 15% que se disseram favoráveis. O restante manifestava dúvida ou desconhecimento.

FEBRE 2

A situação piorou quando a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, decidiu entrar na discussão para defender a proposta.

CALMA, GENTE

"A taxação é para as empresas e não para o consumidor", escreveu a mulher de Lula em resposta a uma postagem do perfil Choquei.

NO ATAQUE

Foi o que bastou para mobilizar opositores do governo que ainda não tinham se envolvido nas discussões, segundo um integrante do governo.

NO ATAQUE 2

O percentual de pessoas que atacavam a medida chegou a cerca de 70% depois da intervenção de Janja, e o de pessoas que a defendiam ficou estacionado nos mesmos 15%.

DERRAPADA

A afirmação da primeira-dama complicou o governo também por ter usado a palavra "taxação" justamente quando o Ministério da Fazenda se esforçava para convencer as pessoas de que não criará novos impostos –mas, sim, acabará com a isenção de um deles sobre as compras no exterior.

PÓS-JANJA

A entrada de Janja levou a um segundo fenômeno: a sequência de ataques feitos a ela e ao governo acabou estimulando apoiadores de Lula a defendê-la.

NA MÍDIA

O assunto também ganhou tamanha dimensão que despertou a atenção de um número maior de internautas. Neste momento, a equipe do Ministério da Fazenda saiu a campo e, por meio de notas explicativas, entrevistas e conversas informais com jornalistas, tentou reverter a narrativa: não está criando um novo imposto, mas sim fechando a brecha para uma gigantesca sonegação.

NA MÍDIA 2

Influenciadores que apoiam o governo também se mobilizaram na defesa da proposta.

ÁGUA FRIA

Resultado: já no fim da semana, o percentual de críticos caiu para menos de 60%, o de apoiadores subiu para 27% –e aumentou o de pessoas que ainda têm dúvidas sobre que posição tomar em relação ao tema.


TELINHA

O músico Pedro Calais recebeu convidados na pré-estreia da série "Tá Tudo Certo" (Disney +), protagonizada por ele. O cantor Vitão, que também está no elenco, e a atriz Ywyzar Guajajara passaram pelo evento, que ocorreu na noite de terça-feira (11), na Casa de Francisca, no centro de São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.