Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Marcelo Odebrecht trabalha dois anos no Hospital das Clínicas e conquista a liberdade

Discreto, o executivo conseguiu passar despercebido para médicos e funcionários da instituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos homens mais ricos do Brasil e personagem central na Operação Lava Jato, o executivo Marcelo Odebrecht passou os dois últimos anos trabalhando no setor administrativo do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Há três meses, terminou de cumprir a pena a que foi sentenciado por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. E voltou a ser de novo um homem livre.

O empresário Marcelo Odebrecht em seu escritório na sua casa, em São Paulo
O empresário Marcelo Odebrecht em seu escritório na sua casa, em São Paulo - Eduardo Knapp - 5.dez.2019/Folhapress

PONTO POR PONTO

Marcelo começou a bater ponto no hospital em junho de 2021, e trabalhou lá até o dia 26 de janeiro deste ano. Discreto, o executivo conseguiu passar despercebido para médicos e funcionários da instituição. Poucos sabiam de sua presença no prédio do complexo.

PONTO 2

O ex-presidente da empreiteira Odebrecht ia ao hospital duas vezes por semana. Fazia serviços administrativos e auxiliava em discussões de melhorias de processo e da execução de revisão de fluxo de trabalho.

PONTO 3

Atendia também a demandas administrativas gerais nas áreas subordinadas à superintendência e à chefia de gabinete.

PENA ALTERNATIVA

O HC fez um convênio em 2018 com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal de SP (Cepema), que acompanha o cumprimento das penas restritivas de direitos no estado. Marcelo Odebrecht foi uma das 50 pessoas que passaram pelo hospital para prestar serviços à comunidade e cumprir a pena alternativa.

PONTO FINAL

O ex-empreiteiro foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro em 2016. Fez acordo de delação que reduziu a pena para dez anos. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu o período para sete anos, agora já cumpridos.


PIPOCA

Os cantores Jair Rodrigues e Luciana Mello prestigiaram, na quarta (26), a pré-estreia do filme "Jair Rodrigues — Deixa Que Digam", sobre a trajetória do pai deles. O cantor Wilson Simoninha marcou presença no evento, que ocorreu na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O diretor do documentário Rubens Rewald também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.