Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Congresso Nacional aborto

Senado arquiva PEC contra o aborto de forma definitiva

Pauta já estava em tramitação havia duas legislaturas e não reuniu apoio suficiente para prosseguir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Senado Federal arquivou, de forma definitiva, a chamada "PEC da Vida". Proposta pelo senador Magno Malta (PL-ES) em 2015, o texto buscava restringir o aborto legal no país e foi desarquivado nos primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Como a pauta já estava em tramitação havia duas legislaturas e não reuniu o apoio de um terço dos parlamentares da Casa para prosseguir, seu destino foi a gaveta, de forma permanente. A decisão consta no sistema de atividades legislativas do Senado.

Manifestantes protestam em frente ao Ministério Público Federal, em São Paulo, após menina de 11 anos ter acesso a aborto legal barrado - Bruno Santos - 23.jun.2022/Folhapress

Em 2019, a Proposta de Emenda à Constituição chegou a ser apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. A matéria, no entanto, foi retirada de pauta após sua relatora, a então senadora Juíza Selma Arruda, defender a manutenção dos casos de interrupção da gestação atualmente contemplados em lei.

A ressalva surpreendeu os defensores da "PEC da Vida", que pediam uma lei mais severa. Naquele mesmo ano, Selma Arruda teve o seu mandato cassado. Desde então, não houve a designação de um novo relator, e a proposta ficou parada.

A PEC defendia que fosse acrescentado ao artigo 5º da Constituição que o direito à vida é garantido "desde a concepção", em consonância com o que defendem grupos antiaborto.

"A omissão no texto constitucional sobre a origem da vida vem permitindo grave atentado à dignidade da pessoa humana que se vê privada de proteção jurídica na fase de gestação, justamente a fase em que o ser humano está mais dependente de amparo em todos os aspectos", afirmava Magno Malta em sua justificativa para a existência da PEC.


TERCEIRO SINAL

A atriz Luciana Fávero recebeu convidados na pré-estreia da peça "De Perto Ninguém É Normal", dirigida por Gustavo Paso, no Teatro do Sesi-SP, na capital paulista, na sexta (31). Os atores Fernando Vieira e Virginia Cavendish prestigiaram o espetáculo.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.