Nabil Bonduki

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi relator do Plano Diretor e Secretário de Cultura de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nabil Bonduki
Descrição de chapéu
Eleições 2018

Reforma urbana precisa entrar na agenda dos candidatos presidenciais

Desabamento em SP gerou debate, mas sem medidas concretas crise será esquecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O efeito midiático do desabamento da torre ocupada pelos “sem-teto” gerou muito debate, mas sem medidas concretas a crise urbana será esquecida, até que outros desastres voltem a ocorrer. 

Implementar a reforma urbana, conjunto de instrumentos para fazer valer a função social da propriedade, é urgente. Presente na agenda de criação do Ministério das Cidades (2003), ela não foi priorizada pelos governos Lula e Dilma.

Na última coluna mostrei que, no Brasil, são relativamente poucos os domicílios vagos que podem ser utilizados para enfrentar o déficit habitacional.

Isso não significa, entretanto, que inexistam especulação e grande concentração de propriedade imobiliária no país. Nem que em regiões como o centro de São Paulo não existam muitos edifícios abandonados, que precisam ser reabilitados e ocupados.  

Combater a especulação com prédios, terrenos e glebas subutilizados é essencial para baratear o custo da terra para a produção habitacional e os elevados aluguéis pagos pelos inquilinos de baixa renda.

A terra sempre foi o grande objeto de especulação imobiliária. Sítios viram loteamentos, deixando imensos vazios à espera de valorização. Avenidas são abertas com recursos públicos, valorizando propriedades e privatizando os ganhos imobiliários.

Isso começou a ser combatido na Constituição de 1988, que adotou o princípio da função social da propriedade, regulamentado, após 13 anos, pelo Estatuto da Cidade. Foram criados novos instrumentos, como o imposto progressivo, mas sua aplicação tornou-se uma corrida de obstáculos.

Em vez de exigir sua aplicação, a lei federal transferiu a obrigação para os municípios. Como os proprietários “influenciam” os vereadores, poucos municípios instituíram essas medidas, como mostrou estudo coordenado por Montandon e Junior, do Observatório das Metrópoles, da UFRJ, que avaliou os Planos Diretores em todo o país.

São Paulo foi um dos poucos municípios que chegou ao final da epopeia, após aprovar os Planos Diretores de 2002 e 2014 e uma lei específica em 2010. Por iniciativa do legislativo, criou o Departamento da Função Social da Propriedade. Em 2014, Haddad começou a notificar os proprietários.

Até abril de 2017, foram notificados 1.362 imóveis, cujos proprietários tinham um ano para apresentarem projeto de ocupação. Mas, como revelou a Folha, apenas 15% tomaram alguma iniciativa. E, há mais de um ano, Doria paralisou a ação para “aprimorar a metodologia”.

A experiência revela o desinteresse ou as dificuldades políticas dos municípios para combater a especulação imobiliária. Por isso, a União precisa tornar obrigatória a aplicação desses instrumentos. Ao lado de outras reformas estruturais progressistas, a reforma urbana precisa entrar na agenda dos candidatos presidenciais. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.