Nabil Bonduki

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi relator do Plano Diretor e Secretário de Cultura de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nabil Bonduki

Uma cidade planejada para as mulheres será melhor para todxs

Desenvolvimento urbano necessita de políticas do ponto de vista da mulher

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O planejamento funcionalista do século XX, que organizou as cidades sob um suposto “interesse geral", desconsiderou outras formas de desigualdade além da sócio-econômica, como o gênero, etnia, cor, origem e orientação sexual.

Uma nova agenda de desenvolvimento urbano, que objetive amenizar as desigualdades e garantir o direito à cidade para todxs, precisa dar centralidade para essas dimensões. Em especial, nesse 8 de março, é necessário propor políticas urbanas do ponto de vista da mulher.

A busca por um urbanismo que privilegie esse olhar remonta à primeira onda feminista, nos anos 1920. Algumas profissionais vinculadas à arquitetura moderna, como a arquiteta austriaca Margarete Schutte-Lihotzky e a engenheira brasileira Carmen Portinho propuseram inovações para facilitar o trabalho doméstico, dar mais independencia às mulheres e,assim, permitir sua inserção no mercado de trabalho.

Schutte elaborou, em 1926, na importante produção alemã de habitação do entre guerras, o conceito da “cozinha de Frankfurt”, que ela chamou de "laboratório da dona de casa". A proposta, que gerou as atuais cozinhas planejadas, oferecia conforto e equipamentos para atenuar um trabalho que, na época, era exclusivamente feminino.

A engenheira Carmen Portinho, uma militante da luta pelo direito ao voto feminino, conquistou em 1946, um inédito lugar de destaque para uma mulher, ao dirigir o Departamento de Habitação Popular do Distrito Federal e implantar projetos habitacionais com um olhar feminino. Ela entendia habitação como um serviço público e implantou em conjuntos habitacionais, como Pedregulho, equipamentos de uso coletivo que facilitavam o trabalho da mulher, como lavanderia coletiva mecanizada e creche.

Essas iniciativas pioneiras buscaram atenuar a dupla ou tripla jornada das mulheres, mas a diferença no uso e na apropriação da cidade por gênero continua presente. A restrição ao direito à cidade, especialmente de estar no espaço público, atravessou a 2ª onda do movimento feminista e continua forte na cidade do século XXI, apesar dos avanços recentes.

Entrevista com 2.590 mulheres, realizada pelo filme “Sob constante ameaça” (dirigido por Andrea Dip e Guilherme Peters), revelou que 93% das mulheres evita andar após o anoitecer, enquanto que 63% já mudou seu trajeto por temer violência de gênero.

Pesquisa sobre a mobilidade dos estudantes, coordenada pela Profa. Paula Santoro, da FAU-USP, mostrou que “a violência de gênero restringe a mobilidade e a liberdade das mulheres, exigindo escolhas como evitar certos pontos de ônibus, linhas ou horários, pensar na roupa a vestir e onde se sentar dentro do ônibus. As mulheres, quando não se adequam às restrições, não vão a determinados lugares, gerando situações de imobilidade".

O boletim Informes Urbanos, da SMDU, utilizando-se dados da pesquisa OD (2017), revelou que o indice de mobilidade (número médio de viagens) é maior entre os homens (2,23) do entre as mulheres (2.02).

A tradicional divisão sexual ainda predomina: os homens se deslocam mais do que as mulheres para o trabalho (50% contra 39%), enquanto que as mulheres fazem mais viagens por motivo de compras domésticas, de educação, de saude e de transporte de filhos para escolas. Mesmo trabalhando fora, as mulheres cumprem, em média, 8,2 horas a mais em obrigações domésticas do que os homens, segundo o IBGE.

Nessas pesquisas, verifica-se que além do machismo, o racismo estrutural, uma cultura fortemente arraigada, gera enorme desigualdade nas cidades, que afetam primeiramente a mulher preta, que representaram 66% das 4.936 mulheres assassinadas no país em 2017.

Por isso, na atual 3ª onda feminista, além das crescentes denúncias de violências de gênero (assédio, estupro, feminicídio, etc.) e necessária campanha para que os homens dividam paritariamente os trabalhos domésticos, é necessário implementar políticas que observem a questões de gênero, tais como:

  1. Segurança no espaço público e no transporte coletivo, para garantir o direito da mulher estar na cidade a qualquer hora e em qualquer lugar: ruas e pontos de ônibus iluminados e seguros; fachadas ativas de prédios (os olhos da cidade, como definiu a urbanista Jane Jacobs), evitando longos muros que desertificam as calçadas; ônibus com mais frequência e regularidade nos horários, evitando-se esperas e assedio nos veículos; controle de velocidade e calçadas acessíveis que permitam uma circulação segura dos carrinhos de bebe; regras tarifárias que facilite os deslocamentos múltiplos no transporte coletivo, mais comum entre as mulheres.
  2. Bairros e conjuntos habitacionais com equipamentos coletivos que complementem as unidades habitacionais e liberem as mulheres da 2ª jornada de trabalho (como Portinho propunha nos anos 1940!): creches e escolas com horário estendido; lavanderias e outros serviços coletivos.
  3. Criação, em cada macrorregião da cidade, de uma espécie de “Poupa Tempo” de apoio 24 Horas à mulher vítima de violência, evitando a via crucis, hoje existente, para a mulher fazer uma denúncia e obter proteção contra o agressor. No mesmo espaço, seriam reunidos a delegacia da mulher, serviço de saúde especializado que permita fazer o exame de corpo de delito e um juizado para garantir proteção.

Tudo o que melhora a cidade para as mulheres, faz bem para todxs.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.