Nabil Bonduki

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi relator do Plano Diretor e Secretário de Cultura de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nabil Bonduki
Descrição de chapéu Coronavírus cracolândia

Garantir moradia para as famílias em situação de rua é uma prioridade na pós-pandemia

São Paulo virou um acampamento de sem-teto nos seus espaços públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O espaço público de São Paulo voltou a ser ocupado pela cultura e sociabilidade no feriado de Tiradentes, que marcou simbólica e, talvez, precipitadamente, o fim da pandemia. Quase não se usa mais máscara e o poder público liberou aglomerações, praticamente sem controle. Aos poucos, a cidade vai voltando ao "normal", enquanto um novo vírus não vem.

Apesar de a prefeitura ter "cancelado", de forma discriminatória, apenas o Carnaval de Rua e ter se omitido na sua organização, a força da cidadania cultural e o desejo dos jovens de ocuparem o espaço público, exercendo seu direito à folia, foi mais forte do que um decreto municipal. A alegria, a música e a sociabilidade voltaram para as ruas, ainda que timidamente, sem incidentes.

Apesar dessa constatação, seria incorreto dizer que, após o longo período de isolamento, a cidade voltou a ser ocupada pelas pessoas, usando o conceito cunhado pelo urbanista Jan Gehl.

Barracas sob o Viaduto do Glicério, em São Paulo
Barracas sob o Viaduto do Glicério, em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Isso porque, durante a pandemia, o espaço público foi dura e tristemente ocupado por pessoas e famílias que ficaram desabrigadas e sem qualquer alternativa de moradia. São Paulo virou um acampamento de sem-teto nos seus espaços públicos.

As ruas e praças se tornaram o lugar de abrigo de milhares de pessoas. Em dois anos, segundo censo realizado pela prefeitura, ocorreu um aumento de 31% na população em situação de rua e de 230% no número de barracas, que alcançou a marca de quase 7.000.

Alterou-se o perfil dos moradores. Tradicionalmente, essa população era formada majoritariamente por homens, com dependência de álcool e drogas, problemas de saúde e desajustamentos familiares.

Agora, ocorre maior presença de famílias, cujos responsáveis foram despejados e perderam a moradia alugada. Quase 28,4% da população em situação de rua perdeu recentemente o trabalho e a renda. Daí a grande presença de famílias (30%) e a significativa presença de crianças.

As barracas expressam a mudança do perfil dessa população e representa o desejo de famílias recém-despejadas de buscar alguma privacidade e reproduzir, ainda que singelamente, um ambiente doméstico. É comum encontrar junto às barracas, sofás, colchões, travesseiros, malas, brinquedos e outros objetos domésticos.

Praças tradicionais da cidade, como a Sé, a Marechal Deodoro, a República e o Anhangabaú, assim como o túnel do final da Paulista, estão tomadas por barracas e por moradores em situação de rua. Isso para não falar da praça Princesa Isabel, onde o poder público e o tráfico confinaram a chamada cracolândia, que se tornou um lugar deprimente, totalmente ocupado por dependentes químicos.

Essa é a imagem do espaço público que voltou a ser ocupado pela cultura e pelos blocos de Carnaval na pós-pandemia. É constrangedor assistir ao contraste entre os foliões e folionas coloridos, irreverentes e alegres e o cenário desolador das ruas e praças tomadas por barracas e pela população em situação de rua.

Essa situação perdura já há bastante tempo sem que qualquer iniciativa pública significativa seja tomada. O problema da população em situação de rua é estrutural e difícil de ser enfrentado, mas pode ser equacionado por partes e ser minimizado.

A prioridade deve ser reintegrar as famílias e pessoas que foram viver na rua nos últimos dois anos em decorrência da perda de renda gerada pela crise pandêmica. São pessoas que podem ser reinseridas com maior facilidade e rapidez se forem retiradas da condição degradante em que se encontram.

O passo inicial seria acolher essas famílias com um programa habitacional de caráter emergencial, como uma versão 2.0 da bolsa aluguel e a implementação do Serviço Social da Moradia, previsto no Plano Diretor e que nem sequer foi regulamentado pela prefeitura.

O programa precisa ser acompanhado de trabalho social, recuperação das condições de saúde, requalificação profissional e reinserção no mercado de trabalho. Esse pode ser o passo inicial para um progressivo processo de equacionamento em maior escala do problema.

A prefeitura da maior e mais rica cidade brasileira, que está com o cofre cheio e sem projetos estruturantes, não pode protelar a implementação de políticas públicas para a população em situação de rua.

A experiência internacional mostra que, mesmo em países muito mais ricos que o Brasil, a eliminação completa do problema da população em situação de rua é impossível. Mas, se houver disposição pública para enfrentá-lo, ele pode ser enfrentado com bons resultados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.