Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa

Deus me livre, mas quem me dera!

Em 2020, teremos contração fiscal lenta, gradual e segura, com impacto negativo sobre o PIB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre. Tudo indica que fecharemos 2019 com expansão entre 1% e 1,5%. O resultado parece bom, pois flertamos com a recessão na virada de 2018 para 2019. Porém, quando lembramos que teremos o terceiro ano de crescimento entre 1% e 1,5%, não há motivo para comemoração.

Na semana passada, analisei a grande recessão de 2014-16. Hoje, passo à lenta recuperação de 2017-19, pois, após episódios similares no passado, quando o PIB per capita caiu por três anos seguidos, a economia brasileira se recuperou bem mais rapidamente do que agora. O que há de diferente? Várias coisas, mas tentarei resumir.

Primeiro há a interpretação de sempre: “É tudo culpa do Petê”. Se você acha isso, pode parar de ler aqui e retomar domingo, nas colunas de alguns colegas da Folha.

Segundo, se você ainda estiver aqui, reconheço que a grande recessão de 2014-16 tem efeitos até hoje. Quais? Ainda precisamos reequilibrar o Orçamento, aprender a combater a corrupção sem paralisar a economia e reconstruir consensos políticos.

Mas, passados três anos, é difícil atribuir todos os males atuais àqueles radicais do PT que aceitaram impeachment sem crime, prisão por ato indeterminado e continuam a defender seus direitos pelas vias institucionais, com manifestações pacíficas. Pode parecer absurdo, mas outras causas também explicam a lenta recuperação.

Por exemplo, na política monetária, o Copom demorou a cortar a Selic no fim de 2016 e no início de 2017, quando ficou claro que a inflação estava desabando, e repetiu a dose no final de 2018 e no início de 2019 (o erro de Goldfajn). Agora o Copom corre atrás do prejuízo, mas pode ser tarde demais, diante da incerteza sobre o cenário internacional.

Do lado orçamentário, houve tentativa de consolidação fiscal prematura no início de 2017 (o erro de Meirelles). Parte disso foi revertida com o “libera FGTS” ao fim de 2017, mas no início de 2019 voltamos ao “Orçamento sanfona”, contingenciando em janeiro e liberando em dezembro. E, como em 2017, houve outro “libera FGTS” neste ano.

Em 2020, não teremos mais “Orçamento sanfona”. O teto de gasto não permitirá liberação de recursos em dezembro. Teremos contração fiscal lenta, gradual e segura, com impactos negativos sobre o crescimento da economia no segundo semestre.

Antes disso, os efeitos dos cortes da Selic, do “libera FGTS” e da renda extra de petróleo para prefeitos e governadores devem impulsionar o crescimento, no início de 2020, gerando otimismo.

A outra causa da lenta recuperação vem de choques exógenos adversos. Em 2018 houve greve dos caminhoneiros. Neste ano, a recessão na Argentina e tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Sem esses fatores, a economia brasileira cresceria mais de 2% em 2019. Justamente por esses efeitos, a política econômica deveria ter sido mais expansionista, mas isso é sacrilégio na atual equipe de ideologia econômica do governo.

Apesar dos pesares acima, nós, economistas (eu inclusive), estimamos que a economia crescerá entre 2% e 3% no ano que vem. Nós também achávamos isso no fim de 2017 e de 2018. Agora acho que acertaremos a “recuperação cíclica”.

Sei que hoje o cenário internacional não é tão favorável quanto em 2017, mas continuamos a ter instrumentos para recuperar a economia mais rapidamente, se e quando conseguirmos nos entender politicamente.

Enquanto isso não acontece, vamos de “Deus me livre, mas quem me dera”: crescendo entre 1% e 2%, esperando mais de 2% no ano seguinte, mas torcendo para não cair abaixo de 1%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.