Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa

Hollywood também desconfia de golpe

Documentário de Petra Costa apenas corrobora o que todos no mundo já desconfiavam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O documentário “Democracia em Vertigem” foi indicado ao Oscar de melhor documentário. O filme é realmente muito bom, misturando o que aconteceu no Brasil em 2015-16 com a interpretação e a vida da diretora.

Para quem não assistiu, sugiro ver logo na Netflix, antes que um juiz obscurantista decida suspender a exibição. E mesmo quem odeia o PT deveria assistir, para poder criticar o longa de Petra Costa com mais fundamento.

Não sei se o documentário ganhará. Torço para que sim, mas a competição é difícil, se é que isso deveria existir entre obras de arte. Dos outros documentários listados, por enquanto só assisti a “American Factory”, que também está na Netflix e é sensacional. Os outros devem estar no mesmo nível.

A indicação para o Oscar já é uma grande vitória para o cinema brasileiro, mas mesmo assim houve quem torcesse o nariz para Hollywood. Como diz aquele ditado popular: a inveja é uma ... deixa para lá.

 
 

O documentário de Petra Costa apenas corrobora o que todos no mundo já desconfiavam, houve golpe parlamentar no Brasil em 2016 (com impeachment sem crime de responsabilidade) e continuação em 2018 (com a prisão de Lula por ato indeterminado de ofício).

Pausa para os negacionistas de plantão: dizer que houve golpe não significa que não houve erros por parte dos governos do PT. Houve vários erros, econômicos e políticos, e também houve muitos acertos. Por maiores que os erros tenham sido, eles não justificam inventar crime fiscal, que nunca havia sido caracterizado como crime até então, para derrubar o governo por motivos políticos. Até Temer reconheceu isso, em ato falho.

No mesmo sentido, apontar o caráter político da condenação de Lula não implica defender a corrupção, pois, afinal, foram os próprios governos do PT que deram mais poder aos órgãos de investigação e controle para conduzir suas ações.

Todo governo, independentemente de orientação política, tem o dever de combater a corrupção, mas poucos o fazem de modo imparcial.

Quer um exemplo? Compare os anos petistas com a situação atual. Sob Lula e Dilma houve liberdade e transparência na investigação de diversas autoridades do governo. E hoje? Da rachadinha de Queiroz ao assassinato de Marielle e Anderson, passando pela investigação de ministros de Bolsonaro, temos atrasos, lacunas e diversionismo.

Volto ao documentário de Petra Costa. Ninguém derruba presidente e interfere em eleições presidenciais sem deixar sequelas. Nossa maior sequela está hoje no Planalto.

Temos um governo de extremistas ideológicos, terraplanistas econômicos e hipócritas no combate à corrupção. Temos também paralisação administrativa, fruto da insegurança jurídica de derrubar um governo e prender um ex-presidente “flexibilizando” a Constituição.

Quanto tempo durará isso? O golpe de 1964 durou 20 anos. O atual completará 4 anos em maio. Espero que não tenha vida longa, mas isso depende da defesa de nossa democracia contra os absurdos do triunvirato MMM (mídia-mercado-magistrados).

E, para quem odiou “Democracia em Vertigem”, sempre há a série de ficção “O Mecanismo” ou a chanchada “Real – O Plano por Trás da História”. As duas obras poderiam ganhar o “tucanoscar”, com apresentação por Luciano Huck, em evento do Instituto Millenium, com direito a tapete vermelho, quero dizer, azul.

Para os demais que gostam de cinema, não deixem de assistir a “Parasita”, indicado ao Oscar em seis categorias, incluindo melhor filme. A história se passa na Coreia do Sul, mas poderia ser aqui. É disparado o melhor filme do ano.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.