Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa
Descrição de chapéu copom Selic juros

Este Banco Central merece um voto de confiança

Copom agiu na direção correta para minimizar o risco de inflação elevada em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Copom elevou a Selic. Como a economia brasileira ainda está se recuperando da pandemia e grande parte do aumento recente da inflação decorre de choques no câmbio e nos preços internacionais de alguns produtos, a subida de juros reacendeu o debate entre economistas.

Faz sentido elevar juro quando a economia está estagnada e a inflação não é demanda? Segundo alguns colegas, não, pois, como o nível de atividade está baixo, o aumento da inflação é temporário.

Segundo a visão de quem é contra aumentar a Selic, o Copom deveria esperar os choques adversos de preços se dissiparem. Subir juro seria ineficaz sobre a inflação de custos e agravaria a estagnação da economia. A visão parece correta, mas está errada.

Sede do Banco Central, em Brasília - Sérgio Lima - 20.set.2013/Folhapress

Já escrevi neste espaço e repito: mesmo quando a inflação não é de demanda, o Copom pode ter que elevar a Selic para combater o repasse de choques adversos em alguns preços ao restante da economia.
No linguajar dos economistas, o Copom deve combater os efeitos secundários de choques exógenos de preços quando o efeito desses choques não se revelar temporário.

Como saber se o efeito é temporário? Olhando a expectativa de inflação. Se o choque for realmente passageiro, a expectativa de inflação não mudará muito a médio prazo. Por analogia, se a expectativa de inflação para um ou dois anos à frente subir muito, o choque não é temporário, e o Copom deve agir.

Foi isso que aconteceu agora.

Uma rápida consulta às expectativas de inflação mostra que a projeção para 2021 (4,6%) está quase um ponto acima do centro da meta do governo (3,75%). Teoricamente, o Copom poderia acomodar esse desvio, pois a economia está estagnada e a inflação projetada para 2022 ainda está na meta do governo (3,5%).

Porém, como também há muita incerteza sobre a inflação, acomodação demais poderia fazer a inflação esperada para 2022 começar a subir. O Copom agiu para minimizar esse risco. A decisão está na direção correta.

Hoje a discussão relevante não é se a Selic deve ou não subir. Ela deve subir. A discussão relevante é quanto a Selic deve subir para eliminar o risco de inflação elevada em 2022.

Vamos para juro de 4%, 5% ou mais em dezembro? Até a semana passada a expectativa do mercado era Selic de 4,5% em dezembro, 2,5 pontos percentuais acima da taxa até terça (16).

Diante da decisão do Copom, de dar uma “paulada” de 0,75 ponto na quarta e anunciar outro aumento da mesma magnitude para a próxima reunião, pode ser que a Selic não suba tanto quanto o mercado esperava.

A antecipação do aumento do juro pode fazer com que o aumento total do juro seja menor, sobretudo se levarmos em consideração que a inflação deve começar a cair no segundo semestre. Se isso acontecer (tomara), a Selic poderá parar de subir em outubro e voltar a cair no início de 2022.

E, mesmo que a Selic suba para 4,5%, como o mercado espera, a taxa de juro real efetivo continuará negativa ao longo deste ano, e baixa (para padrões brasileiros) ao longo de 2022. Por esses motivos, não compartilho da opinião de alguns colegas em condenar a decisão do Copom.

Política monetária não é guerra de torcidas. Sim, existe o “partido do juro alto”, aquele pessoal que sempre quer Selic um ponto acima do nível vigente, mas a resposta ao rentismo não é ser sempre e em qualquer lugar contra o aumento do juro.

Há momentos em que é preciso subir o juro, como há momentos em que é preciso fazer ajuste fiscal. Saber quando e quanto é arte da política econômica. No cenário atual, esse BC merece um voto de confiança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.