Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa

Várias propostas de Biden podem ser aplicadas no Brasil com adaptações

Presidente americano mudou o eixo da discussão econômica ocidental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estamos na última semana de tensão pré-orçamentária e o governo já soltou vários balões de ensaio sobre o Ploa (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2022. Como muito pode acontecer durante o fim de semana, prefiro esperar o documento oficial para comentar como Bolsonaro e Guedes pretendem fechar o atual mandato mantendo o teto Temer na teoria, mas furando-o na prática.

Enquanto o Ploa não vem, aproveito a oportunidade para voltar a um tema que acabou esquecido diante de nossa confusão econômica e institucional: o intenso debate sobre política econômica que está ocorrendo nos EUA.

Há alguns meses apontei que o governo Biden mudou o eixo da discussão econômica ocidental, propondo um papel mais ativo do Estado na redução de desigualdades, promoção de investimento, incentivo à inovação e geração de emprego.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Jim Watson - 25.ago.2021/AFP

Várias das propostas de Biden podem ser aplicadas, também, no Brasil, desde que façamos as adaptações necessárias.

Para saber quais adaptações, eu e André Roncaglia, professor da Unifesp, convidamos vários economistas para analisar a política econômica de Biden. O resultado sairá nas próximas semanas, no livro: “Bidenomics nos Trópicos”, pela editora da FGV.

Em linhas gerais, a agenda Biden recuperou quatro princípios de política econômica que haviam sido desprezados durante o predomínio neoliberal nos EUA (de 1980 a 2020), quais sejam:

1) Ressurreição keynesiana: na saída de uma grande recessão, vale a pena gastar hoje e tributar depois (“spend and tax”), pois os juros reais são baixos e o próprio crescimento da economia paga parte da emissão de dívida, haja vista que o produto potencial se adequa à demanda efetiva a longo prazo (histerese).

2) Retorno da política industrial: há complementaridade entre Estado e mercado na geração de inovações e aumento de produtividade, uma vez que o apoio público à pesquisa básica está na base de várias “inovações privadas”, como demonstrou o rápido desenvolvimento de vacinas contra a Covid.

3) Estado de bem-estar social verde: o aquecimento global, a mudança demográfica e o aumento da desigualdade de renda e riqueza requerem uma atualização do papel do Estado na economia, com mais peso para investimentos e regulação pró-sustentabilidade ambiental e inclusão de serviços públicos universais de apoio às famílias no conceito de infraestrutura econômica.

4) Desigualdade excessiva é risco: a desoneração da renda do capital e a liberalização de mercados concentram os ganhos do crescimento no topo da distribuição de renda, o que compromete a sustentabilidade do crescimento devido ao aumento de desigualdade de oportunidades e ao acirramento de conflitos políticos, incluindo risco para manutenção da democracia. Cabe ao Estado corrigir os excessos do mercado, colocando não só um piso para a pobreza mas também um teto à concentração de renda e riqueza.

Todos os princípios acima também podem e devem guiar a política econômica brasileira. Sim, temos restrição fiscal e cambial muito mais estrita do que os EUA. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, mas é possível fazer várias coisas com o espaço fiscal de que dispomos, vide o “kit reeleição” em construção por Bolsonaro para 2022.

Traduzindo do economês, se há dinheiro para aumentar emendas do centrão, elevar salário de militares e desonerar IR da classe média, teoricamente também haveria recurso para fazer outras coisas. Para saber o que seria uma agenda mais progressiva, convido o leitor a dar uma olhada no livro que eu e André organizamos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.