Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa
Descrição de chapéu juros copom Selic

Vêm aí dois meses de debate sobre juro

Até o próximo Copom, em fevereiro, expectativas podem alterar cenário para Selic

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Completo minha sequência de três colunas sobre política monetária (após intervalo na semana passada) com o debate sobre nossa taxa básica de juro.

Em março, quando o Banco Central começou a elevar a Selic, defendi a medida e disse que quem derrubou o juro para 2% merecia um voto de confiança para subir juro diante da aceleração de preços. Mantenho a opinião.

Apesar de a inflação ter subido por razões de oferta (choques desfavoráveis no câmbio, energia, alimentos e combustível), o BC tem de elevar o juro para evitar que os efeitos desses choques gerem um aumento permanente da inflação.

Cartazes criticam alta de preços e governo federal - Marlene Bergamo - 2.mar.21/Folhapress

No jargão dos economistas, mesmo quando a inflação não é de demanda, o BC pode ter de elevar a Selic e reduzir a demanda da economia para combater os efeitos secundários dos choques de oferta. Foi assim no fim do governo Fernando Henrique, quando a inflação atingiu 12,5% ao ano.

Foi assim no início do segundo mandato de Dilma, quando a inflação atingiu 10,7% anuais, e está sendo assim agora, com a inflação voltando a 10,7% (acumulado de 12 meses até novembro).

Para os leitores não desanimarem do Brasil, a Selic necessária para debelar a inflação caiu ao longo dos três episódios descritos acima. Em 2003, o BC de Meirelles precisou elevar a Selic para 26,5% para controlar a inflação deixada por Arminio. Em 2015, o BC de Tombini aumentou o juro para 14,25% para controlar a aceleração de preço deixada por... Tombini mesmo (Ilan só administrou a redução posterior).

Agora, o BC de Campos Neto elevou a Selic para 9,25% e disse que, em fevereiro, fará novo aumento, para 10,75%. Como comentei lá em março, quando alguns colegas heterodoxos debatiam se era mesmo necessário subir juro: "Hoje a discussão relevante não é se a Selic deve ou não subir. Ela deve subir. A discussão relevante é quanto a Selic deve subir para eliminar o risco de inflação elevada em 2022".

Pois bem, as apostas atuais são que, para a inflação cair em 2022 e retornar à meta do governo em 2023, a Selic ainda terá que subir para algo entre 11% e 12%. Porém, como 56 dias são uma eternidade no Brasil de Bolsonaro, muita coisa pode acontecer até 2 de fevereiro, quando o Copom (Comitê de Política Monetária) voltará a se reunir para decidir juro.

Nesse intervalo, de quase dois meses, haverá debate intenso entre economistas, sobretudo entre porta-vozes de instituições compradas e vendidas em juro, sobre o tamanho do arrocho monetário adicional. Estou no grupo que prevê mais moderação por dois motivos.

Primeiro, a economia está estagnada e corre risco de recessão em 2022. Dado que os aumentos mais recentes da Selic ainda terão efeitos contracionistas sobre a atividade, talvez não seja necessário subir tanto o juro como o BC prevê agora. Tudo depende das expectativas de mercado sobre o impacto da estagnação do PIB nos preços e, como sempre, da evolução das chuvas no Brasil e dos preços internacionais de commodities.

Segundo, o câmbio está alto e o juro internacional está baixo. Há incentivo para arbitragem de juro entre o Brasil e o resto do mundo, sobretudo se levarmos em conta que, a partir de novembro de 2022, um eventual Lula eleito presidente dissipará a incerteza bolsonarista e a taxa de câmbio cairá, como ocorreu em 2003. Nesse cenário, o ganho de arbitragem de juro aumenta substancialmente, e isso impede depreciação adicional do real.

Por fim, dada a incerteza atual, entendo que o BC tenha sido forçado a sinalizar juro de 10,75% em fevereiro para ganhar tempo e avaliar melhor o cenário antes do próximo movimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.