Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu

Acuado de novo, Facebook se alinha a Trump

Vice-presidente da plataforma diz que russos não visavam eleição

São Paulo

O vice-presidente de publicidade do Facebook, Rob  Goldman, não gostou da cobertura da acusação divulgada na sexta pelo Departamento de Justiça dos EUA, sobre os esforços russos de interferência, e questionou via Twitter:

— A maioria dos gastos russos em publicidade aconteceu DEPOIS da eleição. Nós compartilhamos esse fato, mas pouquíssimos veículos noticiaram, porque não se alinha com a narrativa central da mídia sobre Trump.

O presidente americano retuitou e retomou seu discurso:

— A Mídia Fake  News nunca falha. Difícil ignorar este fato do vice-presidente de publicidade do Facebook!

Acabou sobrando novamente para o Facebook. Entre outros, Raju  Narisetti, editor de referência na mídia digital dos EUA, ex-"Wall Street Journal", hoje no "Gizmodo", criticou o Facebook como "coadjuvante abusivo" e, mais importante, "não indiciado". Ainda.

INSERÇÕES

O "New York Times", por um lado, cobra na manchete que o "Silêncio de Trump deixa a luta contra a Rússia sem líder".

Por outro, destaca ao lado que a "Rússia não é a única que está interferindo em eleições. Nós também". Num longo relato, lista ações na Europa Ocidental, na América Latina e, é claro, na Rússia de Putin.

Diz que, pouco antes do nascimento da internet, "as inserções da CIA em mídia estrangeira estavam em 70 a 80 por dia". E o que está fazendo hoje deverá ficar "secreto por décadas".

OUTRO LADO

O "Washington Post" também cobra Trump na manchete e destaca, logo abaixo, entrevista com o jornalista que reportou em novembro, na revista russa "RBC", como funcionava a "fábrica de trolls" —e, segundo o "WP", adiantou muita da informação usada pelo Departamento de Justiça.

Mas o repórter, Andrey Zakharov, questiona a lista de indiciados russos como desinformada e aleatória, reclama que os EUA hackearam  e-mails pessoais de funcionários menores —e que o processo é festejado como vitória pelos "conservadores" na Rússia.

PROTEÇÕES

O correspondente do "NYT" no Rio ouve a Polícia Federal e noticia os esforços para reprimir "notícias falsas" na eleição brasileira. Diz que a PF enfrenta, como maior obstáculo, "uma lei de 2014 que dá aos usuários de internet no Brasil proteções fortes de privacidade e liberdade de expressão".

 
‘Dentro dos dois anos de inferno” de Mark Zuckerberg, ouvindo 51 funcionários e ex-funcionários do Facebook, a ‘Wired’ mostra ‘como um gigante confuso conduziu a si mesmo para um desastre’ - Reprodução

Leia aqui

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.