Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu

'Forças sombrias' prometem notícias falsas 'extremas' no Brasil

'FT' ouve de Marina Silva que 'fake news começou comigo, não com Trump'

Reprodução/'Financial Times'

Em longa reportagem sobre a “ameaça de fake news” na eleição presidencial brasileira de 2018, o “Financial Times” vê “sinais de que forças sombrias estão prontas para usar táticas extremas para distorcer a verdade”.

Cita levantamento da revista “Veja”, mostrando que Lula é “o principal alvo” das notícias falsas negativas, e Jair Bolsonaro, das positivas. E ouve de Marina Silva que “fake news não começou com Trump, começou comigo em 2014”.

APOSENTAR AOS 55

O fracasso da reforma previdenciária chegou enfim ao "New York Times", com o enunciado "Aposentar aos 55? No Brasil, é a norma. Mas os bons tempos podem durar?". Um analista da consultoria Eurasia avisa que o país, sem ela, "caminha para insolvência e crise da dívida".

A correspondente Shasta Darlington escreve que "Mr. Temer talvez não fosse a figura ideal para defender a mensagem", ele que retira sua pensão mensal "há mais de duas décadas, tendo se aposentado como procurador estadual aos 55".

CAMEMBERT

No paraguaio “ABC Color”, fechando o domingo, “Negociações do Mercosul com a União Europeia não alcançam definição”, de novo. As conversas começaram há “quase 20 anos” e teriam só mais “uma semana” em Assunção para chegar a acordo, antes de começar a campanha eleitoral no Brasil.

No francês “Le Monde”, com foto de protesto de agricultores contrários ao acordo, “As negociações patinam”. Além dos franceses, os brasileiros também resistem ao acordo, diz o jornal, por não aceitarem o veto ao uso de expressões como Camembert e Bordeaux por produtos locais.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.