Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu

Piketty ataca 'esquerda brâmane' que dominou partidos

No 'NYT' e 'FT', análises ecoam crítica a 'elite' que afastou trabalhadores

São Paulo

O economista francês Thomas Piketty publicou breve estudo, agora questionando a "esquerda brâmane" que dominou os partidos Democrata nos EUA e Socialista na França —e os afastou dos trabalhadores e do combate à desigualdade, que priorizaram no período 1950-80.

Já ecoa no "New York Times", com longa análise sublinhando a tomada do partido por uma "elite intelectual" enriquecida e com interesses diversos da "classe trabalhadora", que foi parar nos braços de Donald  Trump.

No "Financial Times", sem citar Piketty, o colunista Edward Luce vai pela mesma linha, atacando a "elite" simbolizada pelos Clinton.

Neotrabalhismo

"FT" e até sindicatos brasileiros procuram compreender o alcance da vitória dos metalúrgicos alemães, que conseguiram semana de 28 horas com aumento salarial.

Para o jornal financeiro, o acordo do sindicato IG  Mettal é um "marco" para toda a indústria alemã e, no destaque de sua revista, confirma que "a crise pós-2008 finalmente acabou". Outros países, como Coreia do Sul, e empresas, como Amazon, já dão sinais na mesma direção.

Na Alemanha, a cobertura foi protagonizada pelo "Frankfurter  Rundschau", de centro-esquerda. E o "Sueddeutsche  Zeitung" proclamou que "a era dos experimentos começa".

No ""Frankfurter Rundschau", ato de membros do IG Mettal pela semana de 28 horas - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.