Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu

Rússia testa caça de última geração na Síria

Su-57 chega após aviões dos EUA matarem dezenas de russos

São Paulo

No texto mais visto no Guardian ao longo da quinta, duas unidades do jato militar russo de última geração, Su-57, foram flagradas pela primeira vez na Síria e compartilhadas por mídia social (acima). Viraram notícia, creditou o jornal britânico, no “respeitado diário financeiro RBC”, da Rússia.

No início do mês, acrescentou o “Guardian”, “aviões dos EUA atacaram russos” na Síria e mataram dezenas.

Por outro lado, noticiou o mesmo RBC, o presidente Vladimir Putin acaba de enviar uma mensagem aos militares russos: “Caros camaradas! Os acontecimentos dos últimos anos mostram que alcançamos a vanguarda do mundo em termos de qualidade de armas e equipamentos militares”.

A indústria russa de defesa, afirmou ele, provou “sua competitividade global”.

CONCORRENTE

Segundo a Economist, “a China logo vai rivalizar com o poder aéreo do Ocidente”. Em algumas tecnologias, “já ultrapassou”.

VITRINE

No site do francês Le Monde”, “Brasil, a vitrine internacional do Grupo Naval”. No título impresso, em português, “Um primeiro submarino fabricado no Brasil”.

Destaca o lançamento no canteiro naval montado pelo grupo francês em Itaguaí, no Rio, resultado de acordo firmado em 2008. O primeiro submarino é de propulsão clássica, mas na sequência virá “o primeiro submarino de energia nuclear ‘fabricado no Brasil’”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.