Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu

Sem reforma, Brasil fica 'no limbo' até eleger presidente

Intervenção militar no Rio é 'cortina de fumaça', diz analista

São Paulo

O abandono da reforma previdenciária por Michel Temer, já com reação ameaçadora das agências de classificação de risco, repercutiu negativamente por, entre outros veículos, "Financial Times", BBC e a agência chinesa Xinhua.

O "FT" destacou que "impopularidade e acusações de corrupção descarrilharam sua agenda", que tinha na reforma "sua peça central". Investidores reagiram com "desapontamento".

A rádio BBC foi além, questionando um analista da consultoria Capital Economics se "a falta da reforma previdenciária pode levar ao caos econômico no Brasil". O analista afirmou que a decisão deixa a economia brasileira "no limbo" até as eleições presidenciais, na torcida por "um reformista" —embora ele ache mais provável a vitória de "um populista".

A Capital Economics também avalia a intervenção militar no Rio como "cortina de fumaça" para esconder o fracasso da reforma.

O noticiário vem na sequência de alertas, nas últimas semanas, para a dívida pública crescente. O mesmo "FT", por exemplo, recorreu ao caso brasileiro para avisar, aos investidores em mercados emergentes, que eles devem "segurar os seus chapéus".

MODERNIDADE

No britânico "The Guardian", com foto de Temer sendo festejado por parlamentares ao tomar posse no lugar de Dilma Rousseff, "Um em cada dez políticos graduados do Brasil é financiado por empresas ligadas a escravidão moderna". No início do texto: "Entre eles, o presidente Michel Temer".

Reprodução

GUIA

"L'Express", acima, e outros franceses destacam vídeo em que jovens negros dão dicas para não morrer nas "operações coordenadas pelo Exército no Rio". No título, "Guia de sobrevivência para negros".

Reprodução

ESTANTE

A correspondente do "WSJ" Samantha Pearson fotografou livros que exaltavam o país social e economicamente (acima) e comentou: "Ah, o otimismo do Brasil de 2010". O tuíte viralizou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.