Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Brasil está em 'pior situação' na guerra comercial

União Europeia, Japão, China e até a Argentina negociam diretamente com Trump

Segundo o financeiro Les Échos, “segundo maior fornecedor de aço aos EUA, depois do Canadá e antes do México, o Brasil é alvo direto” da tarifa anunciada por Trump.

Também indireto, mostra a AFP. A isenção concedida pelos EUA ao Canadá e ao México, “concorrentes do Brasil nesse mercado, amplia as consequências negativas”.

“Pior”, lembrou o Échos, em caso de guerra comercial “o Brasil pode ser atingido, de ricochete, por medidas de retaliação da União Europeia [aos EUA] sobre o suco de laranja e outras exportações tradicionais brasileiras”.

O Itamaraty soltou nota se dizendo muito preocupado.

Na Argentina, o presidente Mauricio Macri ligou para pedir isenção, Trump atendeu e prometeu “analisar”.

O governista La Nación enfatizou que falaram por 15 minutos e Macri foi “atendido antes do chinês Xi Jinping”, que telefonou para falar da tarifa, mas também da Coreia do Norte.

O jornal não se conteve e observou que “em pior situação está, por exemplo, o Brasil”.

CONVERSAS

Japão e europeus também ligaram para Trump e, mais importante, já realizaram no sábado uma reunião ministerial tripartite para negociar objetivos comuns na guerra comercial iniciada por Trump. A União Europeia está “esperançosa”, segundo o Wall Street Journal, porque os três lados concordaram que o alvo principal é a China.

VELHAS INDÚSTRIAS

O WSJ abriu manchete para a defesa “pública” por republicanos de uma lei que retire os poderes de Trump sobre comércio. Por outro lado, democratas como Elizabeth Warren elogiam ou evitam criticar a tarifa.

Na manchete do alemão Süddeutsche Zeitung, a tarifa serve para Trump como “política social”, em resposta às “consequências brutais do declínio das velhas indústrias”.

RENDA BÁSICA LÁ

O Recode noticia que a Renda Básica Universal (da Cidadania, no dizer de Eduardo Suplicy), após ser defendida por “líderes de tecnologia” como Mark Zuckerberg e Elon Musk, acaba de ser adotada como bandeira pelo Partido Democrata da Califórnia. “A ideia está saindo das franjas para o ‘mainstream’”, destaca o site.

É vista como uma resposta à perspectiva de um mercado de trabalho cada vez mais tomado por robôs.

Reprodução/Wired

FAKE NEWS

Com a ilustração acima, longa reportagem da Wired revela em detalhe o papel do WhatsApp na disseminação de notícias falsas sobre febre amarela, ameaçando a saúde pública no Brasil.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.