Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Brasil, Polônia e Turquia encabeçam declínio democrático

Para centro de estudos alemão, 'o estado de direito vem sendo minado' cada vez mais

Nelson de Sá
São Paulo

No Financial Times, “Padrões democráticos globais estão em declínio, diz relatório” do think tank (centro de estudos) alemão Bertelsmann Stiftung. Trecho do relatório destacado pelo jornal:

“O mais problemático é que o estado de direito vem sendo minado num número cada vez maior de democracias. Antigos faróis de democratização como o Brasil, a Polônia e a Turquia estão entre os países que mais caíram”.

Reprodução/The Wall Street Journal

ESPERMA BRANCO

No Wall Street Journal, acima, “Demanda por esperma americano está explodindo no Brasil”. O fenômeno “é estimulado por mais mulheres solteiras ricas” e também lésbicas que “estão se voltando para doadores dos EUA”.

A reportagem sublinha que, “numa sociedade tão dividida racialmente, ter filhos brancos é visto como uma forma de garantir uma criança com melhores perspectivas, do salário maior ao tratamento mais justo pela polícia”.

POR OUTRO LADO

Na nova rodada da guerra comercial dos EUA contra a China, o Brasil acabou sendo um dos países ocidentais favorecidos, liberado da tarifa sobre o aço, como destacou o New York Times.

E pode ser favorecido no anunciado contra-ataque da China aos EUA, que o estatal chinês Global Times avisa que deve começar pela soja americana, a ser trocada por importações de “Brasil, Argentina e Rússia”.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.