Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Facebook agora lamenta ameaça legal ao Guardian

Repórter que publicou furo ironiza que Zuckerberg falou a outros jornais, mas fugiu do seu

Nelson de Sá
São Paulo

A repórter Carole Cadwalladr, que levantou a notícia que se tornou ameaça existencial para o Facebook, ironizou no Twitter:

“Querido Mark Zuckerberg, você deu entrevistas para um monte de veículos, mas não para o Guardian & Observer. Nós demos o furo em 2015. Nós encabeçamos as reportagens no fim de semana. Você usou ameaças legais para tentar nos impedir. E agora, você... nos ignora?”

A ameaça legal feita pelo Facebook contra o Guardian/Observer na última sexta agora é criticada publicamente por Campbell Brown, a executiva do Facebook voltada para jornalismo.

Em evento do Financial Times sobre O Futuro da Notícia, ela afirmou que a ameaça “não foi nosso momento mais inteligente”, como destacaram Variety e outros.

Nada mais parece dar certo para o Facebook, e no mesmo debate Brown escorregou ao declarar que sua rede social, como descreveu o FT, “está ‘se movendo na direção’ de credenciar jornalistas como fontes confiáveis de notícias”.

Na mesma mesa estava o executivo do Google voltado para jornalismo, Richard Gingras, que reagiu de imediato: “Do ponto de vista da Primeira Emenda [constitucional nos EUA, que garante a liberdade de imprensa], nós não queremos ninguém credenciando quem é jornalista.”

A reação de jornalistas por Twitter foi generalizada, e Brown passou à defensiva também na plataforma.

Reprodução

FALHA ÉPICA

Na capa da nova edição da Economist, acima, o "colapso da reputação" do Facebook, cuja "alquimia de pegar dados sem pagar e manipulá-los pode morrer".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.