Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Tecnologia vai à 'guerra comercial' entre EUA e China

Aumentam restrições americanas às gigantes chinesas, que avançam sobre outras regiões

Na manchete do Wall Street Journal no final do dia, Wall Street desabou por causa de uma “liquidação” de ações de empresas de tecnologia, citando Facebook, Twitter, Tesla e Nvidia.

No caso da plataforma social, a nova queda seria efeito da notícia veiculada pela CNN de que Mark Zuckerberg, sob pressão de parlamentares, “decidiu testemunhar perante o Congresso”.

Por outro lado, o Financial Times destacou em longa análise que as tarifas americanas contra a China visam “torpedear esperanças chinesas de liderança” em setores de alta tecnologia, mencionando robótica, semicondutores e computação.

WSJ e Bloomberg noticiaram ainda que a FCC, agência que regula telecomunicações nos EUA, “intensificou sua luta contra a Huawei”, gigante chinesa de tecnologia, que seria agora proibida de vender equipamentos para provedores regionais.

As também chinesas Tencent e Alibaba, ressalta longa reportagem do FT, “se transformaram nas maiores” investidoras em empresas do setor na Ásia. Segundo a Bloomberg, as duas também estão “vasculhando projetos” para investir na América Latina, Brasil inclusive.

Xinhua

XI & KIM

No despacho da agência estatal Xinhua (acima), com fotos, “Xi e sua mulher, Peng Liyuan, deram um jantar de boas-vindas para Kim e sua mulher, Ri Sol Ju, e assistiram juntos a uma apresentação artística”.

Na manchete do South China Morning Post, de Jack Ma, dono do Alibaba, a visita “dissipa os boatos de que a China e a Coreia do Norte não seriam mais aliadas”.

EUROPEUS & RUSSOS

No FT, tanto à esquerda como à direita, “os políticos alemães estão divididos em relação à expulsão de diplomatas russos”, com alertas de que seria “contra o interesse nacional”.

Os alemães Süddeutsche e Frankfurter Algemeine deram manchetes para a resistência à expulsão por governos de outros europeus, como Áustria e Bélgica.

‘DIE SELEÇÃO’

Também na imprensa alemã, a derrota para o Brasil no amistoso de futebol trouxe, não as recordações do 7 a 1, mas lamentos de que o resultado impediu “o recorde de 23 jogos sem derrota” para a Alemanha.

Reprodução/The Guardian

NO PARÁ

Na home do Guardian (acima), o padre Amaro Lopes, "mais conhecido seguidor da freira assassinada Dorothy Stang", foi preso sob acusação de "invasão de terra e assédio sexual".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.