Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'Filho de pedreiro' pode levar votos de Lula, diz NYT

Jornal perfila Joaquim Barbosa; já Reuters entrevista Haddad, 'provável herdeiro de Lula'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Citando a prisão de Lula e o Datafolha, o New York Times perfilou o novo presidenciável, sob o título “De zelador a presidente: poderá Joaquim Barbosa ser o próximo presidente do Brasil?”. Ouve um operário eleitor de Lula que estaria disposto a considerar Barbosa, “filho de pedreiro”.

Já a agência Reuters entrevistou longamente Fernando Haddad, “provável herdeiro de Lula” e que “tenta manter a esquerda unida”.

CÍRCULO

Prossegue a reação aos alertas externos de fragilização democrática com a prisão de Lula. O juiz Sergio Moro e o economista Marcos Troyjo falaram ao Washington Post para reportagem sobre o significado do episódio, dizendo respectivamente que foi “quebrado círculo vicioso” e “fortalece instituições”.

Por outro lado, o esquerdista The Nation reporta de Curitiba que “Lula pode estar na cadeia, mas o movimento Occupy não deixa a esperança morrer”.

MÉXICO LÁ

A conversa com o Brasil parou, mas a União Europeia fechou novo acordo comercial com o México, noticiam ExcelsiorFinancial Times e outros.

CATADORES

A revista alemã Stern segue com reportagem e vídeo “os passos dos catadores” para mostrar “por que os brasileiros mais pobres brasileiros cuidam da reciclagem”.

Diz que lei de 2010, “sob o ex-presidente Lula, obriga empresas a separar o lixo, mas a maioria não cumpre”. Sobra para coletores como Renata, 18, que “queria ser modelo” e agora não busca "sonhos, mas sobrevivência":

Reportagem e vídeo da revista Stern mostram que são catadores como Renata, que queria ser modelo, que realizam a reciclagem do lixo no Brasil
Foto: Repodução
Reprodução

 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.