Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Ordem de prisão 'mergulha Brasil no caos político', diz WP

Cobertura vê crescimento de Jair Bolsonaro; veículos acompanham noticiário o dia todo

Alguns dos principais jornais ocidentais, como o francês Le Monde, com manchete, e os americanos New York TimesWall Street Journal, entraram pouco depois dos brasileiros com a ordem de prisão de Lula.

O Washington Post destacou na home que ela "mergulha o Brasil no caos político".

Ao longo do dia, a cobertura sobre Lula motivou até notificações, notícias enviadas diretamente aos celulares, do WSJ ao britânico Guardian. O noticiário tomou do site Axios, de Washington, ao South China Morning Post, de Hong Kong.

BOLSONARO

O vespertino Le Monde já levou Lula à primeira página impressa na tarde de quinta, avaliando que "nunca uma decisão dilacerou tanto o Brasil". O jornal deu destaque para a previsão de que muitos de seus eleitores migrarão para Jair Bolsonaro.

Bloomberg avalia que o Supremo "enterrou a esquerda", mas avisa que o "alívio dos investidores", como noticiado por CNBC e Financial Times, terá "vida curta" devido à ascensão de Bolsonaro.

E a Vice, em vídeo para a HBO, também aposta na "direita evangélica" agora que "o Supremo efetivamente nocauteou Lula da corrida".

SOCIALISTA ELIMINADO

O site americano de extrema-direita Breitbart festejou que o Supremo "eliminou o socialista Lula" no momento em que os "jovens brasileiros estão se voltando para o conservadorismo".

ÓDIO

O FT já adiantou editorial, intitulado "Processo de Lula mostra que ninguém está acima da lei", em que busca reagir aos temores sobre Bolsonaro, dizendo que a vitória do "extremista de direita, que faz as visões de Trump parecerem moderadas", não é certa. Argumenta que pode até perder seu apelo de "anti-Lula".

Em análise, o alemão Süddeutsche Zeitung também vê assim, dizendo que Bolsonaro "se alimenta em grande parte do ódio a Lula".

Ilustração da The Economist
Reprodução/The Economist - Reprodução/The Economist

'GOVERNO DE JUÍZES'

A revista britânica The Economist, com a ilustração acima e o título "Lula e o governo de juízes", destaca "As falhas e os benefícios da campanha anticorrupção na América Latina". Diz que seu impacto "pesou sobre a credibilidade da política democrática" na região, mas também deu esperança de que "acabará por fortalecê-la".

Diz que Sergio Moro é "um juiz cruzado", que a condenação de Lula se baseia em "delações premiadas generosas oferecidas a suspeitos" e que a pena de 12 anos, na primeira de nove acusações, "parece desproporcional". Por outro lado, a revista lembra as "implicações mais amplas", num país que permite tantos níveis para recorrer.

E conclui que, "quaisquer que sejam suas falhas e riscos, o esforço anticorrupção marca um avanço".

Na mesma linha, o Süddeutsche avalia que a restrição aos recursos ajuda a apagar o "velho ditado brasileiro de que quem tem dinheiro nunca vai para a cadeia". E sublinha a ironia de que "o homem que lutou como ninguém por justiça social vai levar para a cela este bordão: Sua derrota protege o país de mais injustiça".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.