Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Trump dá outra meia-volta e quer deixar a Síria

Questionado por sua base, presidente tenta substituir tropas americanas por sauditas

O ataque à Síria confundiu a base de Donald Trump na extrema-direita isolacionista. Alex Jones, do conspiratório InfoWars, que o entrevistou na campanha e para quem ele costumava ligar, já presidente, até chorou em vídeo, como noticiaram Washington Post e outros.

Falou que Trump foi “quebrado”, “comprometido”, cedendo às pressões do establishment por guerra, como queria “a canalha Hillary”. E que, se ele ligar de novo, vai ouviu que “envergonhou” e “traiu a sua família”.

Ato contínuo, na manchete do New York Times até o fim do dia, Trump deu “meia-volta” nas novas sanções à Rússia, já anunciadas.

Mais, segundo a manchete do Wall Street Journal, Trump procurou Arábia Saudita e outros para que “formem uma força árabe para substituir o contingente militar dos EUA na Síria” e assim deixar o país, como ele prometeu na campanha.

No Financial Times, o setor de tecnologia do Irã está 'bombando'
Foto: Reprodução
Reprodução

IRAN TECH

Em longa reportagem do Financial Times (acima), “A república start-up: o efervescente setor de tecnologia do Irã consegue prosperar?”.

Cita serviços locais que passam por expansão como Snapp, AloPeyk e Digikala, semelhantes a Uber ou Alibaba, dizendo que poderão enfrentar obstáculos para financiamento e expansão no exterior, se os EUA retomarem os embargos.

RIAD FASHION WEEK

Sob o título “Arábia Saudita tem a sua primeira semana de moda”, o NYT diz que ela foi restrita, “nada de mídia social”, veto também a “editores e fotógrafos homens”. E os estilistas homens foram proibidos na plateia e nos bastidores. “Isso deu ao público só de mulheres a chance” de se descobrirem, mas “poucas o fizeram”.

O Brasil participou com abaias da chamada Maison Alexandrine, dos Jardins.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.