Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Donald Trump Xi Jinping

Ziguezague de Trump, agora sobre a China, volta a confundir

'Deixou muitos coçando a cabeça', diz NYT; 'Que diabos está acontecendo?', pergunta Gizmodo

Um único tuíte e Trump mais uma vez tomou as manchetes do Washington Post ao South China Morning Post.

O primeiro destacou o trecho em que promete ajudar o fabricante de celulares ZTE a “voltar aos negócios” dias depois das sanções que levaram a gigante chinesa a fechar as portas. O segundo prefere a passagem em que ele se disse preocupado com a “perda de empregos na China”.

O New York Times sublinhou que “o tuíte deixou muita gente coçando a cabeça”, na própria Casa Branca. O site de tecnologia Gizmodo admitiu desde logo, no título: “Que diabos está acontecendo mesmo com esse tuíte sobre ZTE e empregos chineses?”.

Na New Yorker, a colunista Susan Glasser comparou o trabalho de quem cobre Trump ao dos que tentam entender o que se passa no Kremlin desde a Guerra Fria: “Somos todos trumpologistas agora”. Uma das saídas mais usadas é buscar sinais em declarações de “décadas atrás para decodificar”, mas ela admite: “Como Trump gosta de falar ultimamente sobre as próprias decisões: Quem sabe?”.

PARA ALÉM DOS TUÍTES

França e Alemanha buscaram algum sinal positivo do que quer Trump, ao abandonar o acordo com o Irã, nas várias entrevistas de seus novos auxiliares nos programas dominicais dos EUA.

O francês Le Monde deu atenção ao secretário de Estado, Mike Pompeo, que disse à Fox News que a decisão “não tem os europeus como alvo”. O alemão Frankfurter Allgemeine se voltou ao assessor de Segurança Nacional, John Bolton, que falou à CNN que não pretende mais derrubar o regime iraniano.

SANÇÕES, PONTO

Já o Wall Street Journal ressaltou outra frase de Bolton, à ABC, sobre o que haverá se franceses e alemães não saírem do Irã: “Os europeus vão enfrentar efetivas sanções dos EUA”.

NOVA ORDEM

No Financial Times, o colunista de política externa, Gideon Rachman, também não dourou a pílula, sob o título “EUA estão forjando uma nova ordem mundial baseada na força”. No futuro imaginado por Trump, “os Estados Unidos baixam a lei e os outros são forçados a seguir”. Para Rachman, poderá funcionar por um tempo, mas “é a receita para um mundo muito mais perigoso.”

QUARTO PODER EXAUSTO

Estreia em duas semanas no canal Showtime, mas o site Politico já viu os primeiros episódios do documentário "The Fourth State" (trailer acima), que acompanha "o NYT na era Trump", por um ano.

A estrela é a repórter Maggie Haberman (abaixo, escrevendo mensagem enquanto dirige), que o cobre desde os anos 1990, quando trabalhava no NY Post, e não consegue parar. Mas acrescenta: "Estou tão cansada".

Documentário sobre o NYT na era Trump acompanha repórter Maggie Haberman digitando enquanto dirige . Credito Reproducao
Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.