Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Capital Gazette cobre ataque --e se defende da televisão

'Não há nada mais aterrorizante que ouvir o atirador recarregar', tuitou repórter

Na manchete digital do Capital Gazette, 'Cinco mortos, outros gravemente feridos em tiroteio no jornal Capital Gazette em Annapolis'. Já esperando para depor na polícia, o repórter Phil Davis tuitou:

“Não há nada mais aterrorizante que ouvir pessoas sendo baleadas, enquanto você está debaixo da sua mesa, e então ouvir o atirador recarregar.”

Também pelo Twitter, o editor Jimmy DeButts publicou uma série de mensagens: 

“Devastado & de coração partido. Entorpecido. Por favor, parem de pedir informações, entrevistas. Não estou em condição de falar, saibam apenas que os repórteres e editores do @capgaznews dão tudo o que eles têm todos os dias. Aqui não tem 40 horas semanais nem grandes salários. Só uma paixão por contar histórias da nossa comunidade.”

Na especulação desenfreada das razões para o ataque, na TV, a conservadora Fox News causou revolta online quando anunciou ter checado e concluído que era um jornal local mesmo, sem viés ideológico.

Mais, dos tuítes perplexos do editor do Capital Gazette:

“Nós continuamos fazendo mais com menos. Achamos meios de cobrir esporte colegial, aumento de imposto e entretenimento local. Estamos lá nos momentos de tragédia. Fazemos o melhor para compartilhar as histórias das pessoas que tornam a nossa comunidade melhor. Por favor entendam, fazemos tudo para servir nossa comunidade.”

 

‘QUEM É?’

Antes do tiroteio, a imprensa americana enfrentou grande controvérsia devido à surpresa de New York Times e outros jornais e TVs com a escolha da socialista Alexandria Ocasio-Cortez como candidata democrata ao Congresso, por Nova York, vencendo um líder moderado do partido.

Começando pelo Politico, chamou a atenção que apenas sites alternativos como Splinter e sobretudo o Intercept tenham dado atenção à candidatura, até sua ampla vitória.

Entre muitos outros, saiu publicamente com críticas ao NYT a ex-editora-executiva do jornal Jill Abramson, tanto no Twitter como em entrevista, dizendo que ele tem cometido “erros horríveis” e precisa passar por uma “correção de rumo”.

Também a ex-ombudsman do jornal Margaret Sullivan, hoje colunista do Washington Post, que publicou que o episódio mostra "um fracasso que fica se repetindo" na imprensa --como antes, ao não perceber a ascensão de Donald Trump.

 

Apresentador Trevor Noah faz piada com ameaças do 'vilão' Mike Pence aos imigrantes. Crédito Reproducao

VILÃO

No humorístico Daily Show, o apresentador Trevor Noah (acima) fez piada com o discurso em que o vice americano, Mike Pence, no Brasil, lançou ameaças aos imigrantes que deixam a América Central para os EUA, dizendo coisas como “não arrisque a sua vida”.

Noah: “Deus do céu. Isso vem do coração? E o que ele fala quando ele te odeia?”. Depois, mais sério: “A forma como Pence fez seu discurso não foi piada. Ele soou como aqueles filmes em que o vilão aparece em todas as telas de TV ao redor do mundo”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.