Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

EUA falam de paz aos palestinos via Al Quds

Kushner diz ao jornal palestino que líderes árabes cobram Jerusalém como capital da Palestina

The Palestinian newspaper Al Quds that published an interview with Jared Kushner, U.S. President Donald Trump's senior adviser, is displayed for sale in a bookshop in Ramallah in the occupied West Bank, June 24, 2018.  REUTERS/Mohamad Torokman ORG XMIT: FFF-GAZ02
Kushner nas bancas palestinas, com apelo por plano de paz dos Estados Unidos na região - Mohamad Torokman/Reuters

Assessor sênior e genro de Donald Trump, Jared Kushner falou ao palestino Al Quds —que é também o nome árabe de Jerusalém, significando A Sagrada.

Na manchete, declaração de Kushner, que negocia um plano de paz para o conflito: “Estou pronto para trabalhar com o presidente Abbas, se ele quiser”. Mahmoud Abbas preside o Estado e a Autoridade Palestina.

O jornal cita suas conversas com líderes árabes e pergunta o que eles querem no plano. Resposta de Kushner: “Eles deixaram claro que querem ver um Estado palestino com Jerusalém Oriental como sua capital”.

A agência anglo-canadense Reuters despachou de início que “Kushner, assessor de Trump, diz que divulgará plano de paz para Oriente Médio ‘logo’”. Depois, com uma transcrição/tradução recebida da Casa Branca, mudou para “Kushner critica Abbas e diz que plano está próximo”.

Em seguida, New York Times e o israelense Haaretz também deram que ele “critica” ou “ataca Abbas”. O Haaretz acrescentou, em análise, que os árabes estariam divididos, com o Egito cobrando Jerusalém como capital palestina, e os sauditas, não.

O NYT reproduziu a resposta de Kushner sobre os líderes árabes, na versão da Casa Branca: "Eles transmitiram [conveyed] que querem ver um Estado palestino com uma capital em Jerusalém Oriental".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.