Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

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Nelson de Sá
Descrição de chapéu Facebook instagram google

Facebook começa a perder de YouTube, Instagram e Snapchat

Pesquisa Pew mostra três outras plataformas na dianteira junto aos adolescentes americanos

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Entre os adolescentes americanos, o Facebook caiu para o quarto lugar entre as plataformas sociais mais usadas. Segundo pesquisa Pew com jovens entre 13 e 17 anos, 85% declararam usar YouTube; 72%, Instagram; 69%, Snapchat; “enquanto só 51% disseram que usam Facebook”.

A pesquisa foi noticiada com enunciados como “Teens estão rompendo com Facebook mais rápido do que pensávamos”, pelo site Mashable, e “Facebook não é tão cool quanto Snapchat e YouTube entre teens”, pelo The Wrap.

Segundo a diretora do estudo, Monica Anderson, “o ambiente de mídia social entre adolescentes é muito diferente de apenas três anos atrás”, quando o Facebook era dominante. “Hoje, os hábitos se desenvolvem menos em torno de uma única plataforma.”

O Facebook perde espaço, mas comprou parte da concorrência, caso do Instagram —adquirido em 2012 e hoje usado para conter o Snapchat —que recusou oferta de compra do mesmo Facebook.

Por outro lado, a liderança do YouTube confirma o sucesso no esforço de décadas empreendido em mídia social pelo Google —que comprou a plataforma de vídeo e, no ano passado, também fez propostas para levar o Snapchat.

Na ilustração do WSJ, os ‘titãs’ Jeff Bezos (Amazon), Larry Page (Google), Mark Zuckerberg (Facebook) e Tim Cook (Apple), ‘pé ante pé a caminho do monopólio’ Reprodução
Na ilustração do WSJ, os ‘titãs’ Jeff Bezos (Amazon), Larry Page (Google), Mark Zuckerberg (Facebook) e Tim Cook (Apple), ‘pé ante pé a caminho do monopólio’

‘ROBBER BARONS’

Facebook e Google, mais Amazon, são tratados pelo Wall Street Journal como os novos “impérios” —comparados por especialistas a Standard Oil e AT&T pelos “esforços similares para derrubar concorrentes”.

Abrindo a longa reportagem, “Imagine um futuro não muito distante em que os destruidores de trustes forçam o Facebook a vender o Instagram e o WhatsApp”, como o governo americano fez com os monopólios privados do passado.

O PRIMEIRO TIRO

Jornais americanos como New York Times e WSJ destacaram que as novas tarifas anunciadas por Donald Trump atingem os “aliados mais próximos” dos EUA.

Na manchete do britânico Financial Times, “EUA dão o primeiro tiro na guerra comercial com os aliados”.

Alemanha e França, nos destaques de Süddeutsche Zeitung e Le Monde, lamentaram timidamente a decisão, “ilegal”.

‘THE OMEGA MAN’

O Financial Times perdeu a esperança que chegou a cultivar com “Mr. Temer” e seu país.

Em editorial publicado nesta sexta (1º), escreve que “nos últimos dez dias o Brasil pareceu à beira do apocalipse”, com “estradas desertas” no entorno de São Paulo e o “abate macabro de 100 milhões de galinhas”. Cenas que, sublinhou, “parecem vir do filme de 1971 sobre o fim dos tempos”, chamado “The Omega Man” no original, “A Última Esperança da Terra” no Brasil.

Sobre 2019, o jornal avisa que “governar o Brasil é tarefa cada vez mais difícil” e aconselha: “Os investidores devem precificar o país de acordo”.

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