Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Facebook, sem alarde, lança a revista impressa Grow

Publicação quadrimestral visa 'líderes de negócios', mas copia nome de revista de maconha

Começou com o consultor de mídia Juan Señor (acima) flagrando a publicação no aeroporto londrino de Heathrow, no início do mês.

No final da semana, com grande atraso, sites ingleses como Fipp, Press Gazette e por fim The Times e Guardian acordaram, em choque: o Facebook lançou uma revista impressa.

Procurada, a rede social negou que seja uma revista, porém o editorial de lançamento a descreve como tal, "magazine".

Com periodicidade quadrimestral, a publicação retrata e visa "líderes de negócios" como Oscar Olsson, da H&M, sua primeira capa.

Mas tem, curiosamente e sem dar crédito, o título da mais conhecida revista americana de maconha.

OPINIÃO

Em editorial, destaca o Financial Times, "Quando os robôs escreverem os editoriais, todos serão beneficiados". Ou ainda, “Inteligência artificial vai libertar os jornalistas do trabalho repetitivo de ter opiniões”.

Citando debate em que um sistema de IA da IBM quase venceu dois humanos, isso com "um júri de humanos", o jornal explica: “Afinal, o que é um editorial, ou qualquer peça de opinião, se não abraçar a metade de um debate?”.

E defende que os jornalistas de opinião voltem ao telefone, atrás de notícia.

CORAGEM DEMOCRÁTICA

Também em editorial, o FT diz que a “coragem democrática” da América Latina está sendo testada. Vê a vitória da direita na Colômbia e a provável vitória da esquerda no México como bons sinais, se ambos se moderarem.

E antevê, esperançoso, o surgimento de “coalizões” que evitem a eleição do extremismo no Brasil —citando Jair Bolsonaro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.