Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Na Copa, bancos associam até pênalti com meta de inflação

Em 'temporada de bobagens', Goldman Sachs, Nomura e outros apostam para todo lado

Usando “200 mil modelos estatísticos”, recorrendo a “desenvolvimentos recentes” em inteligência artificial para “extrair dados de características das equipes e dos jogadores”, o banco de investimentos Goldman Sachs soltou relatório de 48 páginas com as suas previsões para a Copa.

“Todo esse trabalho para concluir que o Brasil vai vencer e —choque de horror!— a Inglaterra vai perder nas quartas para a Alemanha?”, ironizou o inglês Financial Times.

O que o jornal chama de “temporada de bobagens” dos mercados financeiros, pré-Copa, começou há três semanas com o banco suíço UBS antecipando vitória alemã. E se espalhou às vésperas da abertura.

O japonês Nomura arrisca uma final entre França e Espanha, com Brasil em terceiro, mas, para tanto, prevê que a Polônia vence a Alemanha nas quartas. Só que quem calculou a vitória polonesa foi seu analista polonês Marcin Kujawski, supostamente “usando a teoria do portfólio e a hipótese do mercado eficiente”.

O holandês ING crava Espanha, com base em parte no valor das transferências dos jogadores. O alemão Commerzbank aposta na Alemanha.

Para além do eventual vencedor, as bobagens incluem a faculdade de economia de Toulouse estudando as fotos de 4.000 jogadores dos álbuns da Panini, desde 1970, e concluindo que as equipes com aparência “mais raivosa ou mais feliz” têm mais chance do que as “inexpressivas”.

Incluem também o Goldman Sachs mostrando, com gráfico e tudo, que “os países que cumprem as suas metas de inflação tendem a ser muito bons ao bater pênaltis”.

Em tempo, o New York Times avisa: “O Goldman também previu vitória brasileira nas últimas três Copas, errando todas (infelizmente, o polvo Paul não está mais vivo)”.

Projeção do banco Goldman Sachs mostra a trajetória do Brasil até a vitória final
Foto: Reprodução
Do Goldman Sachs, no Financial Times, a trajetória do Brasil até a vitória final na Rússia

 

ESQUEÇAM TRUMP

Com os EUA fora da Copa da Rússia, jornais como NYT e Wall Street Journal se concentram na disputa pela sede da Copa de 2026, a ser votada nesta quarta (13). O primeiro destacou, até com notificação de celular, que Trump “abrandou sua conversa dura sobre imigração para incentivar a candidatura americana”, ao lado de Canadá e México.

E o WSJ chamou a atenção para uma frase do presidente da federação americana, apelando aos votantes de todo o mundo, sobre as ofensas racistas de Trump: “Esqueçam o governo. É de povo para povo”.

MARROCOS ACREDITA

O NYT, que mal esconde a torcida pelos EUA em 2026, montou placar online renovado em tempo real, sempre com a candidatura à frente.

Já o francês Le Monde destaca o concorrente, com o título mostrando “Por que o Marrocos ainda acredita”. França e outros europeus, além de estrelas como Messi e Cristiano Ronaldo, já anunciaram apoio ao país africano. O jornal avisa, porém, que a Arábia Saudita, a pedido de Trump, vem trabalhando contra o Marrocos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.