Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Na fronteira dos EUA, crianças brasileiras sem os pais

Los Angeles Times traz relato sobre três irmãos, de 16, 10 e 6 anos, que 'não podem se abraçar'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escândalo pela separação de pais e filhos latino-americanos, ao serem presos tentando entrar nos EUA, abalou afinal a política contra imigrantes da administração Trump.

New York Times, Wall Street Journal, Washington Post e Los Angeles Times trouxeram no final da semana uma sequência de reportagens sobre a divisão crescente dentro do Partido Republicano e da Casa Branca, além de relatos de mães e crianças separadas.

Por fim, a assessora Kellyanne Conway e a primeira-dama, Melania, saíram a campo no domingo para tentar afastar o próprio presidente da linha de tiro, apoiando-se em canais como NBC e Fox News.

Entre os relatos da fronteira com o México, publicado pelo LA Times e com ampla repercussão on-line, destacou-se o de um descendente de brasileiros que trabalhava com crianças separadas dos pais:

“Colegas num abrigo contratado pelo governo no Arizona fizeram um pedido específico para Antar Davidson, quando três crianças brasileiras chegaram: ‘Diga a eles que não podem se abraçar’. Davidson, 32, fala português. Ele disse que os três irmãos —de 16, 10 e 6 anos— ficaram perturbados depois de terem sido separados de seus pais na fronteira.

“As crianças estavam ‘amontoadas juntas, lágrimas escorrendo pelo rosto’. Os policiais haviam dito a eles que seus pais estavam ‘perdidos’, o que eles interpretaram como mortos. Davidson falou às crianças que não sabia onde seus pais estavam, mas que tinham que ser fortes. ‘O garoto de 16 olha para mim e diz: Como?’

“Enquanto observava o jovem chorar, ele pensou: ‘Isso não é saudável’. Davidson se demitiu nesta semana.”

No cubano Granma, a primeira entrevista de Lula depois de ser preso
Reprodução

‘DESDE O CÁRCERE DE CURITIBA’

Do inglês The Sun à alemã Der Spiegel e ao chinês Diário do Povo, ecoou a escalação de Lula como comentarista de futebol na TVT.

E o cubano Granma (acima) publicou sua "primeira entrevista".

SEM PAIXÃO

Antes mesmo do empate “desapontador”, no dizer do New York Times, os problemas do país já haviam apagado o “entusiasmo”, a “fascinação” e a “paixão” dos brasileiros pela Copa —segundo reportagens do mesmo NYT, do inglês Guardian e do francês Le Monde.

UNICÓRNIOS CICLISTAS

No site de tecnologia ZDNet, da CBS, “Unicórnio chinês prepara chegada ao Brasil”. Unicórnios são as empresas com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. No caso, a Mobike, que neste mês espalhará bicicletas de aluguel por São Paulo, sem estações fixas. Terá como concorrente a Yellow, de outro unicórnio chinês, a DiDi, a mesma que comprou a 99.

A Mobike deverá estrear neste mês também em Nova York, segundo o WSJ. Terá como concorrente a Jump, do Uber.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.