Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

No WSJ, Boeing toma o controle da terceira maior do mundo

'Gigante dos EUA estende seu alcance', diz jornal, que foi o primeiro a noticiar a negociação

Jatos da Embraer e da Boeing no Paris Air Show, em junho de 2017 - Reuters

Na chamada do Wall Street Journal, destaque com a foto acima na home e no aplicativo, “Boeing vai tomar o controle dos jatos comerciais da Embraer”.

O jornal americano, o primeiro a noticiar a negociação, em dezembro do ano passado, abre a reportagem informando que, com essa aquisição, “a gigante aeroespacial dos EUA estende seu alcance ao mercado dos aviões menores”.

Prepara-se assim para enfrentar não só a europeia Airbus, mas “para a nova concorrência nos próximos anos da China e da Rússia, onde as empresas aeroespaciais estão trabalhando em novos aviões”.

Os executivos passarão a tocar a empresa “a partir da base da Embraer no Brasil e se reportar diretamente ao CEO da Boeing, Dennis Muilenburg”.

“As ações da Embraer mergulharam 14%”, anotou de passagem o jornal, dizendo que o mercado esperava “um preço de compra mais alto” do que aquele aceito pela estatal.

A aquisição da “terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo”, informou o WSJ no final, “requer aprovação regulatória”, ou seja, do governo brasileiro, o que só aconteceria “no final de 2019”.

A tomada de controle foi destaque também no Financial Times, com título e relato semelhantes e a mesma foto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.