Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Brasileiros 'atiram', 'atacam' e 'queimam' campos de refugiados

Expulsão de famílias venezuelanas repercute por veículos de Europa, Estados Unidos e China

No canal de notícias France 24, ‘campos incendiados’ na fronteira do Brasil com a Venezuela

No enunciado da Associated Press, adotado por veículos de New York Times a Fox News, “Brasileiros atacam imigrantes venezuelanos na fronteira”. A agência chinesa Xinhua registrou que cerca de mil brasileiros participaram.

O canal de notícias France 24, com vídeos, destacou os “campos de migrantes queimados” e anotou que, segundo uma venezuelana, “houve tiros”. No alemão Süddeutsche, “Residentes queimam campos de refugiados”.

A Bloomberg despachou que o governo brasileiro “enviará soldados à fronteira” nesta segunda. Paralelamente, deu a longa reportagem “Dentro da conspiração que antecedeu tentativa de assassinato por drone na Venezuela”.

Em suma, um grupo de dissidentes venezuelanos na Colômbia foi procurado por outro que “queria assassinar Nicolas Maduro e mostrou vídeos de drones armados sendo embarcados em Miami e testados numa fazenda colombiana”.

LULA & ONU

No título da Reuters, por NYT e outros, “Comissão de Direitos Humanos da ONU: Lula deveria ter direitos políticos”. Na alemã Deutsche Welle, “ONU defende Lula”. No francês Libération, sem aspas e sem citar ONU no título, “Brasil tem que deixar Lula concorrer à presidência”. Já a AP, por Washington Post e outros, optou por despachar análise intitulada “Da Silva pode realmente concorrer? É improvável”.

BOLSONARO VS. ONU

Por sites obscuros como Silver Telegram e Ridus, dos EUA à Rússia, repercutiu a declaração do “líder nas eleições para presidente do Brasil”, Jair Bolsonaro: “Eu vou tirar o país da ONU”. Foi numa “academia militar”, quando descreveu a Organização das Nações Unidas como “comunista”.

No site católico, frei Sérgio Görgen (camisa azul) e os outros cinco há três semanas sem comer

IRMÃO FRANCISCANO EM GREVE DE FOME

No site Crux, editado pelo vaticanista americano John L. Allen Jr., “Irmão franciscano entra em greve de fome para condenar condições no Brasil”. Com foto da agência de notícias católica CNS, ouve do frei Sérgio Görgen, um dos seis que estão completando três semanas em greve de fome contra o Supremo: “Do pescoço para cima, eu estou ótimo. Do pescoço para baixo, estou um pouco debilitado. É uma ação extrema porque nós estamos enfrentando uma situação extrema”.

NEOPENTECOSTAL

No site de acadêmicos The Conversation, o pesquisador Peter David Arnould Wood detalha pesquisa demográfica, que realizou junto à UFMG, no artigo “Evangélicos brasileiros, voltando-se radicalmente para a direita, podem colocar um populista como Trump na presidência”, com foto de Bolsonaro. Entre os pontos que aproximaram as igrejas neopentecostais do capitão reformado, que se declara católico, estão a presença militar na segurança pública e a pena de morte.

EMERGENTES SEGUEM CAINDO

O Financial Times noticiou queda geral nas commodities e avisa que o “tumulto” nos emergentes prossegue nesta semana, não só devido à Turquia, mas às próprias moedas. E o Wall Street Journal fechou a semana destacando que os preços do açúcar e do café, dos quais “o Brasil é o maior produtor e exportador”, caíram para os níveis “mais baixos em uma década”. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.