Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Democracia está quase na UTI, avisam Süddeutsche e Economist

Mesmo se perder, 'o pesadelo Bolsonaro não será superado, porque é sintoma', diz jornal alemão

Com a chamada de capa “A perigosa eleição brasileira” e os enunciados internos “Brasília, we have a problem” e “O perigo representado por Jair Bolsonaro” (acima), a nova edição da inglesa The Economist destacou editorial em que aponta “ameaça à democracia” no país.

Afirma que no momento Lula lidera e “o resto do campo presidencial é fragmentado”. Com sua provável desqualificação, Bolsonaro é quem se tornará líder. “Empresários estão flertando com ele”, diz o editorial da publicação de referência do pensamento liberal, “mas Mr. Bolsonaro seria um presidente desastroso”.

Reportagem na mesma edição da Economist alerta que o “tedioso” Mr. Alckmin, alternativa a Bolsonaro, “está ficando para trás”.

O jornal alemão Süddeutsche Zeitung também foi por aí, em análise destacada de Boris Herrmann, sob o título “Democracia do Brasil está pronta para entrar na unidade de tratamento intensivo”. Concentra-se em Bolsonaro, lembra que ele ainda pode perder, mas avisa que, mesmo assim:

“O pesadelo Jair Bolsonaro não será superado, porque é o sintoma de uma crise sistêmica. Trata-se de uma democracia que não representa. Nem as mulheres, nem os indígenas, nem os negros. [Executivo e Legislativo] estão longe de refletir a população desde país de muitas camadas.”

EMPRESAS ALEMÃS, DE NOVO

A rede pública alemã Deutsche Welle está ampliando a cobertura do Brasil pré-eleição. Em reportagem, noticiou que a Associação dos Acionistas Críticos da Alemanha cobrou que as empresas alemãs no país se distanciem de Bolsonaro, contra o apoio que ele recebeu da CNI (Confederação Nacional da Indústria), mas a DW procurou as nove maiores e nenhuma se pronunciou. Várias apoiaram o regime militar.

O CAPITAL DE LULA

Espanhóis como La Vanguardia noticiam, com Efe, que “Dez juristas internacionais denunciam irregularidades no julgamento de Lula”, entre eles o francês William Bourdon e o espanhol Joan Garcés. Questionam Sergio Moro diretamente.

E o francês Le Figaro publicou entrevista com Gaspard Estrada, do célebre Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), sob o título entre aspas “Apesar de sua detenção, Lula mantém um capital considerável”. Questiona Edson Fachin diretamente.

‘LES PIONNÈRES’

Com a ilustração acima, o jornal financeiro francês Les Échos publicou o longo perfil "Maria das Graças Foster, das favelas ao comando da Petrobras", em série sobre mulheres "pioneiras". O texto fecha dizendo que há mais de três anos a "criança prodígio" do Complexo do Alemão só faz depor para investigadores.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.